AssembleiaCidadaniaPolítica

RACISMO. Primeira reunião da Frente Parlamentar contra o preconceito recebe o árbitro Márcio Chagas

Márcio Chagas e Valdeci Oliveira: árbitro, contra o preconceito, defende o fim do silêncio
Márcio Chagas e Valdeci Oliveira: árbitro, contra o preconceito, defende o fim do silêncio

Aconteceu hoje a primeira reunião da Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de Discriminação. O grupo de deputados, que tem a coordenação do santa-mariense Valdeci Oliveira, recebeu o protagonista e vítima do mais recente caso envolvendo pessoas conhecidas na comunidade gaúcha.

O árbitro de futebol Márcio Chagas compareceu ao encontro, na Assembleia Legislativa. Aliás, também se defeniram, na reunião, alguns encaminhamentos, como mostra relato produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do parlamentar. O texto e a foto são de Tiago Dias. A seguir:

Márcio Chagas faz relato em reunião da Frente contra o Racismo

Com a presença de árbitro de futebol Márcio Chagas, a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de Discriminação da Assembleia Legislativa do RS realizou a primeira reunião de trabalho, nesta quarta (26). Coordenada pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), a Frente agregou diversas instituições e movimentos sociais para debater e encaminhar ações do grupo.

Vítima de um caso de racismo em uma partida do campeonato Gaúcho, Márcio Chagas defendeu o fim do silêncio contra o preconceito. “Muitas vezes a gente se cala, a gente aceita para não polemizar, para não tornar um caso de ‘coitadismo’. Ser negro é uma virtude. As pessoas tem que nos respeitar pela nossa cor da pele ser diferente. Já passei por outras situações de constrangimento, não só no futebol, mas no social, no convívio do dia a dia”, comentou.

Valdeci saudou a importância do relato para a Frente Parlamentar. “Tenho certeza que fortalece a nossa luta e queremos louvar a coragem, porque muitas vezes é preciso ter coragem para se quebrar tabus. A sua presença nos entusiasma”, comentou. O deputado aproveitou e convidou o árbitro para participar de outras atividades da Frente.

Encaminhamentos

Entre as atividades definidas pela Frente, está a realização de um ato de repúdio, em Caxias do Sul, contra as declarações de um vereador local sobre senegaleses e haitianos que estão morando na cidade. A Frente Parlamentar da Assembleia deve formalizar documento para reforçar o pedido de retratação.

A reunião também deliberou que o secretário da Educação, José Clóvis Azevedo, seja convidado para participar de um debate sobre o enfrentamento ao racismo nas escolas.

O deputado Valdeci destaca que esta reunião é a primeira de muitas. “A Frente foi criada para unir e potencializar. De forma alguma, vai substituir as instâncias e ações já existentes”, afirmou.

A próxima reunião da Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de Discriminação está marcada para o dia 09 de abril.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo