Eleições 2014PesquisaPolítica

DATAFOLHA. Dilma cai, mas Campos e Aécio ficam no mesmo lugar e a petista venceria já no primeiro turno

Dilma perdeu 6 pontos. Nem assim seus adversários se aproximaram. Ela venceria no 1º turno
Dilma perdeu 6 pontos. Nem assim seus adversários se aproximaram. Ela venceria no 1º turno

Interessante a pesquisa divulgada hoje pelo jornal Folha de São Paulo, feita pelo Datafolha. É verdade que Dilma Rousseff apresentou um desgaste que redundou na perda de intenção de voto para a Presidência da República, no levantamento realizado no início da semana. Mas não é menos verdade que  o desemprenho de seus perseguidores (Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB) segue pífio e, assim, o pleito, se fosse hoje, terminaria com a vitória da petista em primeiro turno.

O instituto fez também um exercício em que aparece o nome de Lula, no lugar da atual ocupante do Planalto. Ele venceria fácil, em qualquer cenário, também na primeira rodada. Para saber mais, confira o material disponível na versão online do Diário de Santa Maria. A seguir:

Datafolha: Dilma perde seis pontos e vai para 38%…

A presidente Dilma Rousseff caiu 6 pontos porcentuais em pesquisa Datafolha divulgada na tarde deste sábado, 5, e obteve 38% das intenções de voto. As entrevistas foram realizadas nos dias 2 e 3 de abril. No levantamento anterior, feito nos dias 19 e 20 de fevereiro, Dilma obteve 44%. Apesar da queda, a presidente ainda seria reeleita em primeiro turno, se as eleições fossem realizadas agora.

No cenário mais provável da disputa de outubro, Dilma está 12 pontos à frente da soma de seus dois principais adversários, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE). Na pesquisa divulgada no sábado, o mineiro manteve os 16% obtidos em fevereiro e o pernambucano oscilou de 9% para 10%, ou seja, dentro da margem de erro de 2 pontos.

A única possibilidade de realização de segundo turno, segundo o Datafolha, seria com a entrada de Marina Silva (PSB) no lugar de Campos. A ex-ministra obteve 27%, 4 pontos a mais do que o índice de fevereiro. Nesse cenário, Aécio oscila de 15% para 16%.

O instituto também pesquisou cenários com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa. Nas duas simulações — em que o petista enfrentaria Aécio e Campos ou Aécio e Marina -, Lula tem desempenho superior ao de Dilma e venceria no primeiro turno em ambas as situações…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo