Eleições 2014PartidosPolítica

ELEIÇÕES 2014. Saiu da cartola de Sartori nome de Fátima Schirmer, para concorrer à AL. Vai dar certo?

Fátima em família e a decisão. Candidatura improvável. Mas… (Foto Deivid Dutra/A Razão)
Fátima em família e a decisão. Candidatura improvável. Mas… (Foto Deivid Dutra/A Razão)

De duas lideranças (que estiveram presentes à reunião do Diretório Municipal do PMDB, na semana passada), ambas bem enfronhadas nas questões partidárias, o editor ouviu a mesma coisa. E que pode ser resumida numa única frase, feita literalmente por um dos interlocutores:

“O (Cezar) Schirmer quer o (Cezar) Gehm; o partido quer o (João) Kaus. E vai dar Kaus. Quem quer a Fátima (Schirmer) é o (José Ivo) Sartori”.

Mas, por que isso aconteceu? Sem querer imputar responsabilidades, inclusive porque vão precisar dele na campanha, os peemedebistas acreditam que essa questão toda seria absolutamente irrelevante, se Tubias Calil não tivesse decidido abdicar da candidature natural ao parlamento gaúcho. Ninguém, inclusive, questiona as razões, o que, de resto, neste momento nada adianta. Tem é que “resolver” o problema.

As razões de Sartori, distante de Santa Maria, são óbvias. Ele acredita que a Primeira Dama, inclusive com o apoio de Schirmer, pode lhe dar uma sustentação eleitoral maior do que as que poderiam oferecer Cezar Gehm (que, aliás, tem dito não querer a candidature) ou João Kaus. Em Santa Maria, porém, exceto por quem não está na militância do dia-a-dia, a percepção não é exatamente a mesma.

O episódio Kiss e o desgaste de Cezar Schirmer são comprometedores de um bom desempenho eleitoral – imaginam, tentando raciocinar, os oponentes da ideia de ver Fátima Schirmer candidate. Ela, ao ser QUESTIONADA  por A Razão, na edição de sexta-feira, dia 11, deu uma resposta padrão:  “Foi um susto e uma surpresa”. E também declarou que “ainda não conversou com Schirmer sobre o assunto”.

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: seria uma estupidez negar a importância de Fátima Schirmer numa eventual entrada no processo eleitoral. No entanto, o lançamento de seu nome tem muito mais cara de “desespero” politico de Sartori, que não tem um candidato viável em Santa Maria, do que propriamente uma alternativa real de candidatura.

Nem precisa se avançar muito para saber que, neste momento em que o prefeito Schirmer começa, ainda que timidamente, a se afastar do episódio que marcou (e marcará, como nenhum outro) o seu mandato, e mesmo que a Primeira Dama nada tenha a ver com isso, uma eventual confirmação do nome de dona Fátima como candidata, reacenderá discussões extremadas que, afora prejudicar o potencial eleitoral, ainda terá, como efeito subsidiário, atrasar o lento trabalho de recuperação da imagem do prefeito e de sua Administração.

É triste e lamentável. E a Primeira Dama vira vítima nesse episódio. Mas é verdadeiro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. O político Schirmer tem uma longa trajetória, acompanhado ativamente por sua esposa nas campanhas eleitorais e no exercício dos mandatos e cargos. Eu não fico surpreso com a lembrança do nome da primeira dama. Viabilidade eleitoral é outros quinhentos, mas…

  2. Eu ri muito ao ler o comentário e os palpiteiros. Conheço Fátima Schirmer a muitos anos , ela tem mais potencial que o Prefeito, não vamos subestimar sua capacidade. Não cutuquem onça com vara curta.

  3. Depois do Caso Kiss, do prefeito chamar de aberração jurídica o trabalho da Policia Civil, da perda da Vereadora Maria de Lourdes Castro tendo nitidamente uma das causas do seu estresse na "defesa" Schirmer na CPI da Kiss, do desgoverno que está a cidade, o melhor legado que Schirmer pode deixar é se aposentar, e se possível hoje.

    Expor a esposa do Prefeito ao ridículo, pelo amor de Deus. Ela com todo respeito não tem perfil para tanto e o PMDB está esfacelado e em Santa Maria não tem nomes realmente competitivos e qualificados para deputado e nem para prefeito em 2016, tomára consigam eleger 2 ou 3 vereadores daqui 2 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo