“…A defesa da neutralidade e da liberdade de expressão é a expectativa central em relação ao Marco em fase de aprovação (o projeto ainda precisa da aprovação do Senado): se por um lado o texto agrada aos ativistas por supostamente inibir a priorização de conteúdos mediante custos diferenciados de acesso – impedindo, assim, que as grandes empresas adquiram privilégios na Internet e sobreponham suas plataformas aos sites menores -, por outro, ainda restam dúvidas quanto às brechas para a censura e a vigilância.
Os interesses financeiros mobilizados em torno da neutralidade ou não da Internet brasileira são gigantescos, e há indícios de que a indústria das telecomunicações já age no sentido de explorar as passagens dúbias do projeto aprovado pela Câmara, em busca da possibilidade de concentrar o acesso e garantir seus ‘latifúndios virtuais’...”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “O Marco Civil da Internet”, de Atílio Alencar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.