ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. Quem disse que haverá 2º turno?

Dona urna eletrônica e você, eleitor, decidirão se haverá nova rodada. E ninguém mais
Dona urna eletrônica e você, eleitor, decidirão se haverá nova rodada. E ninguém mais

Lideranças de variados matizes, para não dizer de todos, e mesmo os apenas interessados na política, exultaram esta semana diante da iminência de Santa Maria contar com mais de 200 mil eleitores. É a condição para que se estabeleça a possibilidade de segundo turno nos próximos pleitos municipais, inclusive o de 2016.

Desconsiderando o que seria uma frustração geral, a possibilidade de recadastramento biométrico (que, os antecedentes em outros municípios indicam, tem reduzido o eleitorado), é interessante observar a reação das pessoas. Inclusive as que militam ostensivamente na política.

Há quase consenso de que a cidade teria certamente segundo turno. Vamos combinar que não é exatamente assim. Pode. Mas não necessariamente haverá. Enfim, só se viabilizará uma rodada extra entre os dois melhor classificados pelo voto dos santa-marienses, se, e somente se, nenhum dos candidatos obtiver 50% mais um dos votos válidos. Isto é, todos, menos a abstenção, os brancos e os nulos.

Tomando duas eleições recentes, e já se vê que não é beeeem esse o caso. Na última disputa para o governo do Estado, por exemplo, Tarso Genro (PT) elegeu-se no primeiro turno, pois obteve mais que os votos necessários.

E em Santa Maria? Aqui, na hipótese de já termos 200 mil eleitores em 2010, também não haveria turno decisivo. Por quê? Porque Cezar Schirmer, com sobras, ultrapassou os 50% dos votos válidos já na rodada inicial.

Resumo da ópera: existe a possibilidade de segundo turno. Mas não necessariamente isso acontecerá. Dependerá de muitos fatores. Inclusive das alianças e dos candidatos a se apresentar.

PS. Outro mito também tem sido apresentado: de que o número de concorrentes vai aumentar. Não necessariamente. Afinal, uma boa (e gorda) aliança pode levar alguém à vitória ainda no primeiro turno. Logo…

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo