OBSERVATÓRIO. Farret, primeiro definido para 2016

De pronto, uma necessária correção. Diferente do que se escreveu aqui, semana passada, Fátima Schirmer está impedida legalmente de concorrer a prefeita, em 2016. Há farta jurisprudência, em julgamentos de casos semelhantes, indicando a constitucionalidade da norma que proíbe que concorram parentes (não apenas cônjuges, mas irmãos, filhos e pais e outros familiares) de detentor de cargos eletivos.
Portanto, a Primeira Dama até poderá se candidatar, dentro de dois anos. Mas a vereador. E, ainda assim, desde que o prefeito Cezar Schirmer renuncie seis meses antes da eleição. Quem acredita nisso?
Dito isto, ao fato que interessa, meeeesmo. Compromisso firmado entre Cezar Schirmer e José Farret, antes do pleito de 2012, e com pelo menos duas testemunhas, aponta para o apoio do primeiro ao segundo, na sucessão municipal. Isto é, Farret, do PP, é o candidato de Schirmer, do PMDB, para ocupar a cadeira principal do Palacete da SUCV, a partir de 1º de janeiro de 2017. Por conta disso, inclusive, Farret tem conversado com muita gente, deixando claro que a vez será dele e, claro, pedindo apoio. O homem está permanentemente em campanha. É da sua natureza.
O que isso significa? O óbvio. Isto é, político pensa num tempo cronológico diferente do ser comum. E também que, sim, a eleição deste ano é boa prévia para 2016. Dela sairão os oponentes de Farret. E os possíveis parceiros, também. Vai mostrar, como manda o ditado popular, quem tem café no bule. Enquanto isso, o atual vice espera. Fazendo política, claro.
EM TEMPO: mais uma vez, fonte graúda de Observatório confirmou (falando muito sério) o que o próprio Paulo Pimenta disse (e o escriba publicou, meses atrás). O quê? O deputado federal não descarta a possibilidade de ele próprio concorrer pelo PT a prefeito. É aguardar, para saber.
O raio cair duas vezes no mesmo lugar eu, jã vi agora três eu, duvido, só de pensar que tem que aguentar essa gente até 2016, tudo por culpa nosso, me da tristeza.
Assim… Se o Valdeci/Helen/Pimenta podem ser candidatos a prefeito em 2016, por que a população da comuna deve votar neles em outubro? Eles podem se eleger prefeitos e entregar o lugar na assembléia/câmara para o suplente, que não deve ser daqui. E os votos da terrinha irão para a cucuia.
"O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou SUBSTITUÍDO no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente." É por isto que tem muito vice que viaja ou entra em licença médica, para não assumir quando o titular viaja.
Todos vocês estão equivocados, o próximo prefeito de Santa Maria, chama-se Werner Rempel, atual presidente da Câmara de Vereadores, competente e apto para representar o executivo municipal.
Pode ser Farret prefeito, Schirmer vice, ou Farret Prefeito, Fatima Schirmer vice, ou qualquer um. O certo é que serão derrotados, as pesquisas internas indicam isso.
Pimenta ou Valdeci. Valdeci ou Pimenta, é questão de urgência para SM.
E o Farret, sendo vice de dois mandatos, poderá concorrer?
Valdeci prefeito, Helen vice. Adeus Farret!
O título poderia ser diferente: Farret, o primeiro derrotado de 2016. Pois, este governo não jamais reelegerá sucessor !!