Eleições 2014PartidosPolítica

CONVENÇÕES. PT oficializa Dilma no sábado. PSOL ratifica Luciana domingo, ainda sem vice. Como Aécio

Aécio Neves tem até o dia 30 para escolher um vice – que até poderá ser também tucano
Aécio Neves tem até o dia 30 para escolher um vice – que até poderá ser também tucano

Aos poucos vão se definindo nomes e alianças para outubro, em nível nacional. Até o dia 30 tudo deve ser decidido – assim como em todos os Estados. Mas, para o Planalto, há pelo menos duas questões em aberto. Uma é a do vice de Aécio Neves – que até pode ser algum tucano como ele. Resta saber quem. Outra é o vice de Luciana Genro, e talvez não seja do PSOL – quem sabe Zé Maria, do PSTU, como alguns da esquerda-esquerda querem.

E há, também, questões regionais influenciando. O PP, por exemplo, deve aliar-se a Dilma, que será confirmada sábado pelo PT, o que garantirá à petista bom tempo de TV, mas liberar o partido em alguns estados, inclusive no Rio Grande do Sul – onde Ana Amélia fecha com o tucano Aécio.

Enfim, as pedras se colocam no lugar. Um bom resumo do que está acontecendo até aqui pode ser encontrado em reportagem publicada no jornal Correio do Brasil. Acompanhe:

Dois partidos, incluindo o PSDB, ainda não escolheram candidatos a vice-presidente

Até agora, apenas o PSDB e o PSOL ainda não definiram os candidatos a vice-presidente que irão figurar nas cédulas eleitorais, em outubro deste ano. As legendas têm até o dia 30, os seus candidatos. Ao todo, seus partidos não definiram quem concorrerá aos cargos de presidente e vice-presidente da República ou que nomes vão defender no pleito de outubro. PMDB e PDT já definiram que apoiarão a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Os peemedebistas confirmaram, inclusive, ovice-presidente Michel Temer na chapa do atual governo. No sábado, o PSDB confirmou a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência, mas ainda não definiu o nome do vice na chapa. No mesmo dia, o PV escolheu para concorrer ao comando do Planalto, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, de 64 anos, junto com Célia Sacramento – vice-prefeita de Salvador (BA).

Luciana Genro poderá ter um companheiro de chapa vindo de outro partido. No caso, o PSTU
Luciana Genro poderá ter um companheiro de chapa vindo de outro partido. No caso, o PSTU

A próxima convenção partidária nacional está marcada para o dia 21, quando o PT oficializará a candidatura de Dilma à reeleição, em Brasília. No dia seguinte, é a vez do PSOL definir seus candidatos. Com a desistência do senador Randolfe Rodrigues (AP), o partido deve lançar o nome de Luciana Genro (RS) para a Presidência da República. O PSOL ainda não tem candidato a vice. Os encontros ocorrem em Brasília. A gaúcha, que foi deputada federal e estadual por duas vezes, é uma das fundadoras do PSOL – partido criado depois da expulsão dela do PT, em 2003, motivada por divergências entre ela e o governo Lula.

O PP, partido que integra a base aliada no Congresso, deve trilhar o mesmo caminho do PMDB. A convenção no dia 25 deve confirmar o apoio da legenda à reeleição de Dilma e Temer mas, em alguns Estados, o posicionamento deve ser o de liberar a legenda para outras alianças. A sigla já promoveu algumas convenções estaduais – em São Paulo e no Rio Grande do Sul, por exemplo. Em território gaucho, assim como no Rio de Janeiro e Minas Gerais, há dissidência, e a legenda vai apoiar o candidato Aécio Neves. No dia 27, o PCdoB também vai oficializar o apoio ao atual governo e espera a presença da presidenta Dilma Rousseff na convenção que ocorrerá na capital federal…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo