CongressoJornalismoTrabalho

JORNALISMO. Saiba pelo menos uma razão por que demoram tanto a andar propostas que repõem diploma

São duas propostas objetivas que restituem a obrigatoriedade do diploma de curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão. Uma do deputado Paulo Pimenta, do PT, que aguarda inclusão na pauta do plenário da Câmara; outra do senador Antonio Carlos Valadares, do PSB, já aprovada no Senado e esperando pelos deputados. Mas não tem jeito de andarem.

Uma das razões, óbvias, é a pressão das empresas de comunicação, sobretudo as maiores. Mas há pelo menos uma outra, digamos, interessante. E vem de dentro do próprio Congresso, como você confere no material publicado pelo Coletiva.Net, especializado em mídia. A seguir:

jornalismo diplomaDiploma de jornalista enfrenta resistência em Conselho de Comunicação

Uma reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso mostrou nesta segunda-feira, 2, que a exigência do diploma de Jornalismo enfrenta resistências entre seus membros. Sete conselheiros da Comissão de Liberdade de Expressão do órgão manifestaram-se contra a necessidade de curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista, e cinco afirmaram ser favoráveis. A plenária do Conselho ainda não tomou decisão final sobre a matéria para que parecer seja firmado. O conselho é um órgão que assessora o Congresso Nacional nos assuntos referentes à comunicação.

Durante a reunião, foram debatidas duas propostas que estão em análise no Congresso Nacional e que buscam restabelecer a obrigatoriedade do diploma. A exigência foi derrubada em 2009, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Conselheiro e representante da categoria profissional de jornalista, Celso Schröder defendeu que a formação específica é a garantia da qualidade do produto jornalístico para a sociedade. Ele afirma que “a liberdade de expressão está traduzida na liberdade das empresas de comunicação”. Schroeder observou ainda que a decisão do STF teve como base uma ação de empresas jornalísticas e ressaltou que jornalistas sem formação específica têm remuneração mais baixa. “As empresas deste setor têm dificuldade de conviver com qualquer tipo de marco regulatório, inclusive sobre seus trabalhadores”, afirmou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. As empresas de comunicação não contratam todos como jornalistas. Contratam como "auxiliar de redação" e funções do gênero. Mas os jornalistas não estão sozinhos nisto, engenheiros, contadores e muitas outras profissões têm este mesmo problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo