LUNETA ELETRÔNICA. Copa em campo, convenções, Valdeci, Kiss, casas noturnas, filme no Lanterninha…
* Com dois gols de Benzema, a França venceu Honduras por 3 a 0, é líder de sua chave e foi protagonista, com Honduras, a derrotada, do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre.
* Aliás, a competição tem recebido elogios por sua organização (sim, organização), embora a falha do som do estádio Beira Rio, neste domingo, os muitos gols dentro de campo e os estádios (praticamente) lotados.
* Críticas? Sim, elas existem. Mas até onde os pessimistas (este editor incluído) lamuriavam, como aeroportos, por exemplo, não apresentaram qualquer problema.
* Ah, claro, as manifestações contrárias, inclusive com atos de vandalism vistos, entre outros lugares, em Porto Alegre e São Paulo, nos primeiros dias. Mas estão cada vez com menor adesão, é o que se constata.
* Paralelamente ao evento futebolístico, que toma conta de todo o noticiário, também começaram a ocorrer as convenções dos partidos, definindo candidatos para outubro.
* Com menor destaque do que teriam, não fosse a Copa, pelo menos quatro partidos definiram oficialmente, no sábado, seus candidatos a Presidente da República. Inclusive um dos protagonistas, Aécio Neves, do PSDB.
* Aliás, pelo menos três santa-marienses estiveram no evento: o deputado Jorge Pozzobom, o presidente do PSDB/SM Alexandre Lima e Gabriel Disconzi.
* Também na sabatina foram confirmados os nomes do Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Zé Maria (PSTU). Este último, há quem diga, ainda pode virar vice de Luciana Genro, que assumirá a candidature pelo PSOL. A conferir.
* Já em território gaúcho, houve também a convenção do PSB. Nela, oficializou-se o apoio a José Ivo Sartori (PMDB) e José Cairoli (PSD), como concorrentes ao Piratini.
* No mesmo encontro, como os demais também ocorridos no sábado, o PSB (com direito à presença dos grandões dos outros partidos aliados) sacramentou o nome de Beto Albuquerque, para concorrer ao Senado.
* Também à margem da Copa, uma série de outros eventos politicos acontecem. Um houve ontem em SM: o encontro regional do mandato do deputado Valdeci Oliveira.
* Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, cerca de 800 pessoas estiveram no Clube Comercial. Além de lideranças políticas da Região Centro, o ato contou com a presença do senador Paulo Paim.
* Valdeci fez um resumo das ações desempenhadas na liderança do governo na Assembleia e também destacou os projetos implementados pelo governo Tarso na região.
* “Temos que saudar a participação e o engajamento das nossas lideranças e da militância do PT, que estiveram mobilizados em um final de semana de temperaturas baixas e com vários jogos da Copa do Mundo sendo transmitidos pela televisão”, destacou.
* Além de Santa Maria, neste final de semana, Valdeci realizou atividades de prestação de contas em São Luiz Gonzaga, Maçambará e Santiago.
* Sabe o que haverá de importante nesta semana, entre outros locais, na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores? Isso mesmo: nada. Lá e cá as sessões de terça, dia de jogo do Brasil, serão de manhã. Garantia de nenhuma polêmica.
* Está em poder do editor, mas mais importante ainda, foi enviada ao Ministério Público, denúncia sobre o funcionamento irregular de casas noturnas conhecidas na cidade.
* Sem entrar no mérito – afinal, interesses comerciais também estão envolvidos na história – é importante que o caso seja apurado. É questão de segurança. Afinal, supõe-se que nenhuma pessoa, especialmente autoridade, queira correr o risco de uma nova Kiss. Tenho dito.
* O longa chinês Adeus, Minha Concubina, de Chen Kaige, uma pequena obra-prima, é a atração desta segunda, no Ciclo Cinema Oriental, do Cineclube Lanterninha Aurélio.
* O filme (abaixo, a imagem de uma cena) é considerado pela crítica como um dos trabalhos centrais do movimento da Quinta Geração que trouxe diretores de cinema chineses para a atenção mundial. A obra, é uma adaptação do romance escrito por Lilian Lee.
* Adeus. Minha Concubina (uma produção de 1993) começa a ser exibido às 6 da tarde, no auditório da Cesma (Professor Braga 55). A entrada é gratuita.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.