AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCongressoCopa 2014CulturaEleições 2014EstadoPartidosPolíticaSanta MariaTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Copa em campo, convenções, Valdeci, Kiss, casas noturnas, filme no Lanterninha…

Benzema, o 10 da França, fez dois gols no primeiro jogo da Copa do Mundo no RS (foto fifa.com)
Benzema, o 10 da França, fez dois gols no primeiro jogo da Copa do Mundo no RS (foto fifa.com)

* Com dois gols de Benzema, a França venceu Honduras por 3 a 0, é líder de sua chave e foi protagonista, com Honduras, a derrotada, do primeiro jogo da Copa em Porto Alegre.

* Aliás, a competição tem recebido elogios por sua organização (sim, organização), embora a falha do som do estádio Beira Rio, neste domingo, os muitos gols dentro de campo e os estádios (praticamente) lotados.

* Críticas? Sim, elas existem. Mas até onde os pessimistas (este editor incluído) lamuriavam, como aeroportos, por exemplo, não apresentaram qualquer problema.

* Ah, claro, as manifestações contrárias, inclusive com atos de vandalism vistos, entre outros lugares, em Porto Alegre e São Paulo, nos primeiros dias. Mas estão cada vez com menor adesão, é o que se constata.

* Paralelamente ao evento futebolístico, que toma conta de todo o noticiário, também começaram a ocorrer as convenções dos partidos, definindo candidatos para outubro.

Lima, Pozzobom e Desconzi estiveram na convenção nacional do PSDB, que ungiu Aécio
Lima, Pozzobom e Desconzi estiveram na convenção nacional do PSDB, que ungiu Aécio

* Com menor destaque do que teriam, não fosse a Copa, pelo menos quatro partidos definiram oficialmente, no sábado, seus candidatos a Presidente da República. Inclusive um dos protagonistas, Aécio Neves, do PSDB.

* Aliás, pelo menos três santa-marienses estiveram no evento: o deputado Jorge Pozzobom, o presidente do PSDB/SM Alexandre Lima e Gabriel Disconzi.

* Também na sabatina foram confirmados os nomes do Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Zé Maria (PSTU). Este último, há quem diga, ainda pode virar vice de Luciana Genro, que assumirá a candidature pelo PSOL. A conferir.

* Já em território gaúcho, houve também a convenção do PSB. Nela, oficializou-se o apoio a José Ivo Sartori (PMDB) e José Cairoli (PSD), como concorrentes ao Piratini.

* No mesmo encontro, como os demais também ocorridos no sábado, o PSB (com direito à presença dos grandões dos outros partidos aliados) sacramentou o nome de Beto Albuquerque, para concorrer ao Senado.

Valdeci reuniu a militância partidária, em encontro de prestação de contas (foto Divulgação)
Valdeci reuniu a militância partidária, em encontro de prestação de contas (foto Divulgação)

* Também à margem da Copa, uma série de outros eventos politicos acontecem. Um houve ontem em SM: o encontro regional do mandato do deputado Valdeci Oliveira.

* Segundo a assessoria de imprensa do parlamentar, cerca de 800 pessoas estiveram no Clube Comercial. Além de lideranças políticas da Região Centro, o ato contou com a presença do senador Paulo Paim.

* Valdeci fez um resumo das ações desempenhadas na liderança do governo na Assembleia e também destacou os projetos implementados pelo governo Tarso na região.

* “Temos que saudar a participação e o engajamento das nossas lideranças e da militância do PT, que estiveram mobilizados em um final de semana de temperaturas baixas e com vários jogos da Copa do Mundo sendo transmitidos pela televisão”, destacou.

* Além de Santa Maria, neste final de semana, Valdeci realizou atividades de prestação de contas em São Luiz Gonzaga, Maçambará e Santiago.

LEI KISS - em reunião com integrantes da Associação dos Familiares das Vítimas, no sábado, o senador Paulo Paim sugeriu que a votação do projeto de lei, resultado do trabalho de uma comissão de parlamentares (com Paulo Pimenta na presidência), ano passado, deve ser votado até julho, no Senado. Paim prestou contas sobre ofícios encaminhados pelas famílias, ao Congresso, através dele.
LEI KISS – em reunião com integrantes da Associação dos Familiares das Vítimas, no sábado, o senador Paulo Paim sugeriu que a votação do projeto de lei, resultado do trabalho de uma comissão de parlamentares (com o santa-mariense Paulo Pimenta na presidência), ano passado, deve ser votado até julho, no Senado. Paim prestou contas sobre ofícios encaminhados pelas famílias, através dele, ao Congresso Nacional

* Sabe o que haverá de importante nesta semana, entre outros locais, na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores? Isso mesmo: nada. Lá e cá as sessões de terça, dia de jogo do Brasil, serão de manhã. Garantia de nenhuma polêmica.

* Está em poder do editor, mas mais importante ainda, foi enviada ao Ministério Público, denúncia sobre o funcionamento irregular de casas noturnas conhecidas na cidade.

* Sem entrar no mérito – afinal, interesses comerciais também estão envolvidos na história – é importante que o caso seja apurado. É questão de segurança. Afinal, supõe-se que nenhuma pessoa, especialmente autoridade, queira correr o risco de uma nova Kiss. Tenho dito.

* O longa chinês Adeus, Minha Concubina, de Chen Kaige, uma pequena obra-prima, é a atração desta segunda, no Ciclo Cinema Oriental, do Cineclube Lanterninha Aurélio.

* O filme (abaixo, a imagem de uma cena) é considerado pela crítica como um dos trabalhos centrais do movimento da Quinta Geração que trouxe diretores de cinema chineses para a atenção mundial. A obra, é  uma adaptação do romance escrito por Lilian Lee.

* Adeus. Minha Concubina (uma produção de 1993) começa a ser exibido às 6 da tarde, no auditório da Cesma (Professor Braga 55). A entrada é gratuita.

luneta cesma

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo