AssembleiaCâmara de VereadoresCampanhaCopa 2014CulturaEducaçãoEleições 2014JudiciárioPartidosPesquisaPolíticaPrefeituraSaúdeTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Ibope, Vestibular na Justiça, os sete petistas, Copa e Câmara, elevador da UFSM…

* Pesquisa do Ibope, feita sob encomenda da União dos Vereadores de São Paulo, foi divulgada nesta terça-feira, antevéspera do início da Copa.

* Todos os candidatos, em relação aos últimos levantamentos do instituto, variaram dentro da margem de erro, 2%. Mas constatou-se uma leve queda na intenção de voto para Dilma Rousseff, que teve 40% em maio e agora apresenta 38%.

* Os concorrentes principais da petista cresceram, também dentro da margem de erro: Aécio Neves foi de 20% para 22% e Eduardo Campos de 11% para 13%.

* Está marcada para sexta-feira, às 9 e meia da manhã, na Justiça Federal, audiência de conciliação entre representantes das entidades empresariais (que entraram com ação contra o fim imediato do vestibular) e da UFSM.

* O encontro foi convocado pelo juiz Loraci Flores de Lima, com o objetivo de tentar algum tipo de acordo – sem prejuízo da decisão que ele próprio terá que tomar.

* Essa chegou através do Feicebuqui, do advogado Ricardo Blattes, atualmente em temporada de estudos em Barcelona, na Espanha: “o PT apresenta sete ex-vereadores de Santa Maria como candidatos em 2014”.

* É, de fato, uma descoberta do Blattes, e que deixou petistas bem faceiros, por conta desse evento que eles consideram histórico, para celebrar a organização do partido.

* Mas, afinal, quem são esses sete? Tarso Genro (vereador nos tempos da ditadura) ponteia a lista, como candidato a governador. Há os parlamentares que tentam a reeleição: Valdeci Oliveira (estadual) e Paulo Pimenta (federal), vereadores nos anos 80/90.

* Os demais são mais novos na política: Helen Cabral, Fernando Menezes e Loreni Maciel, que concorrem à Assembleia, e Fabiano Pereira, à Câmara dos Deputados.

Sessões da Câmara, em jogos do Brasil, serão no período matutino (foto Renata Grzegorek/AICV)
Sessões da Câmara, em jogos do Brasil, serão no período matutino (foto Renata Grzegorek/AICV)

* Por falar em vereadores, não foi nesta terça que a Comissão de Constituição e Justiça definiu relator para o projeto de Deili Granvile – que quer abolir as diárias dos parlamentares candidatos, durante a campanha eleitoral.

* E também não será na próxima terça. Afinal, é dia de jogo do Brasil na Copa e, como DEFINIRAM os edis na tarde passada, a sessão plenária acontece de manhã. Logo…

* Ah, a decisão (sobre o funcionamento em dias de participação brasileira na competição) vale, obviamente, também para esta quinta. A sessão inicia às 11 da manhã, e o funcionamento do parlamento se limitará ao periodo entre 7 e meia e 1 e meia da tarde.

* O reitor da UFSM, Paulo Burmann, garantiu a representantes dos diversos segmentos que compõem a instituição, que servidores do HUSM não serão cedidos à Ebserh.

Burmann e líderes dos segmentos da UFSM: questão da Ebserh/HUSM (foto Fritz Nunes/Sedufsm)
Burmann e líderes dos segmentos da UFSM: questão da Ebserh/HUSM (foto Fritz Nunes/Sedufsm)

* Conforme MATERIAL da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes, Burmann disse que ainda está estudando a forma juridical para garantir isso. Isto é, a cessão de servidores do Universitário à gestora do hospital. Aguardemos.

* Aliás, sobre a UFSM, aumentam as queixas em relação às condições do prédio da antiga reitoria, no centro da cidade.

* Na noite desta terça, por exemplo, um frio danado e o ar condicionado, pelo menos em algumas salas de aula, simplesmente não funcionou.

* E mais: um dos elevadores não está funcionando (o dos andares ímpares) e a previsão para uso, outra vez, é em novembro. Novembro???

* Resumindo: só um dos elevadores está disponível. E, para quem o conhece, é beeem apertadinho, em função da demanda. Tá na hora de apressar o concerto do outro, não?

* Termina nesta sexta-feira, 13, o prazo para inscrições nos concursos Literário Felippe D’Oliveira e Fotográfico Cidade de Santa Maria.

* Fotógrafos e escritores de todo o Brasil podem participar e receber premiações, oferecidas pela Prefeitura (que promove os dois certames) que chegam a R$ 3 mil, para os primeiros lugares em cada modalidade.
* Para mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas junto à secretaria de Cultura do município e também pelo telephone (55) 3218-1396 ou pelo email [email protected].

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Ano passado, quando ainda era o Diretor do CCSH, solicitei a troca dos elevadores da Antiga Reitoria, via licitação pública. A informação é de que, na próxima semana, a empresa contratada estará fazendo o procedimento de troca. É preciso entender que o prédio é de 1960 e não suporta as demandas atuais. Fora o fato de que, quando ainda dava expediente na Antiga Reitoria, cansei de ver os usuários saindo às dezenas dos elevadores, superando em muito a carga máxima permitida. É fácil culpar o gestor, quando poderíamos corrigir nossos atos no dia a dia. Mas enfim, mais um pouco de calma e penso que o assunto estará resolvido.

  2. Não entendi a audiência de conciliação. Parece mais uma audiência para os empresários desistirem da ação. E uma total perda de tempo. Como é que os representantes da UFSM irão negociar alguma coisa se a decisão foi feita de forma colegiada num Conselho da instituição?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo