CinemaCopa 2014CulturaEducaçãoEstadoJudiciárioPartidosPolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Sai-não-sai vestiba, Fátima, Valdeci, Lima, #temcopa, secretários, Lanterninha…

* A semana começa com uma série de expectativas, em todos os campos. Mas uma, especificamente, atinge milhares de jovens santa-marienses.

* No caso, essa história do sai-não-sai vestibular na UFSM. Pelo status jurídico de hoje, sai. É o que está valendo, por conta da decisão do Juiz Federal Loraci Flores de Lima, na última terça.

* No entanto, aguarda-se para qualquer momento o inevitável recurso a ser impetrado pela Universidade, junto ao Tribunal Regional Federal, em Porto Alegre.

* Não se sabe, ainda, qual a opção jurídica a ser utilizada pela instituição. Mas, certamente, imagina-se ao menos, será a que trouxer resposta mais rápida. E ficamos assim, por enquanto: é vestibular ou 100% ENEM?

* É verdade que só no próximo final de semana se saberá, oficialmente, quem é ou não candidato. Depende do registro, como você leu agorinha mesmo, em nota que acabei de publicar.

Fátima Schirmer, na foto com Simon, Albuquerque e  Sartori, domingo: confirmada (foto Divulgação)
Fátima Schirmer, na foto com Simon, Albuquerque e Sartori, domingo: confirmada (foto Divulgação)

* No entanto, o pessoal está se movimentando, por conta das convenções. É o caso de Fátima Schirmer, do PMDB, confirmada sábado, no encontro do partido, na Assembleia.

* A Primeira Dama levou uma claque interessante, para apoiá-la na oficialização da candidatura. E também se colocou bem na foto, convenhamos.

* Aliás, outro santa-mariense que vai reivindicar votos daqui é o petista Fernando Menezes. Nascido e criado aqui, onde foi vereador e secretario no primeiro governo Valdeci, hoje morando na Grande Porto Alegre, é candidato à Assembleia.

* Menezes é da corrente “Movimento PT” e pretende ser (ele não diz, é dedução claudemiriana) ponta de lança de Maria do Rosário, candidata a deputada federal.

* Persiste uma dúvida, no ninho tucano da boca do monte. Embora esteja na listagem oficial aprovada sexta-feira, Alexandre Lima ainda não confirma sua candidatura à Câmara dos Deputados.

* Ele não especifica as razões. E nem precisa. Afinal, isso é com ele. Mas a definição se dá também até sábado, data final para o registro na Justiça Eleitoral.

Santa-marienses prestigiaram conterrâneo (D), que assumiu federação sindical (foto Tiago Machado)
Santa-marienses prestigiaram conterrâneo (D), que assumiu federação sindical (foto Tiago Machado)

* O deputado Valdeci Oliveira, o vereador Luciano Guerra e o ex-secretário eFabiano Pereira, estiveram, no sábado, na capital, na posse do novo presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS, Valdemir Corrêa.

* Corrêa é natural de Santa Maria e vai comendar a entidade até o ano de 2018, junto com equipe de outros sete secretários e diretores. 

#TEM COPA – E nela, aliás, mesmo que aos trancos e barrancos, o Brasil está nas quartas-de-final, após ter vencido nos pênaltis ao Chile, no início da tarde de sábado. O grande herói do jogo foi o goleiro Júlio Cesar. Agora, o próximo compromisso – e o vencedor já estará nas semifinais – será sexta-feira em Fortaleza. O adversário será a perigosa Colômbia, que derrotou o Uruguai, também na sabatina, por 2 a 0 (Foto Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)
#TEM COPA – E nela, aliás, mesmo que aos trancos e barrancos, o Brasil está nas quartas-de-final, após ter vencido nos pênaltis ao Chile, no início da tarde de sábado. O grande herói do jogo foi o goleiro Júlio Cesar. Agora, o próximo compromisso – e o vencedor já estará nas semifinais – será sexta-feira em Fortaleza. O adversário será a perigosa Colômbia, que derrotou o Uruguai, também na sabatina, por 2 a 0 (Foto Rafael Ribeiro/CBF/Divulgação)

* A Federação reúne 43 sindicatos de trabalhadores nas indústrias da Alimentação. “É uma honra termos um santa-mariense no comando de um dos sindicatos mais atuantes desse Estado”, afirmou Valdeci.

* Por conta das eleições, haverá mudanças no primeiro escalão do Governo do Estado. Três secretários deixam seu cargo e vão trabalhar na campanha de Tarso Genro à reeleição.

* Vão sair dos seus gabinetes e irão para o comitê os secretários de Comunicação, João Ferrer; do Conselho de Desenvolvimento, Marcelo Danéris, e da Casa Civil, Carlos Pestana.

* Assumem: Casa Civil, Flávio Helmann (atual adjunto); Comunicação, Marcelo Nepomuceno (atual diretor de Jornalismo); e Conselho de Desenvolvimento, Zelmute Marten (atual adjunto).

* Encerra nesta segunda o Ciclo “Cinema Oriental”, do Cineclube Lanterninha Aurélio. E será com chave de ouro. Será exibido o filme “Ran”, do japonês Akira Kurosawa.

* O longa metragem(confira uma cena, na imagem abaixo) é estrelado por Tatsuya Nakadai,Akira Terao e  Jinpachi Nezu e é baseado na peça King Lear, de William Shakespeare.

* A produção de 1985 será exibida a partir das 6 da tarde, no auditório da Cesma, na rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

luneta cesma

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tem copa, não tão ruim como se esperava, mas também não é a perfeição que alguns falam. Cobertura do Itaquerão não ficou 100% pronta. O banheiro da imprensa foi interditado na estréia. Os estádios eram para ter uma "certificação verde" antes da copa, só metade conseguiu. Rompeu um cano e inundou o centro de imprensa num estádio do NE (o Engenhão manda lembranças). Faltou comida em alguns estádios no primeiro jogo. No RJ alguns comerciantes investiram e vão perder dinheiro. Os turistas ficaram concentrados em algumas regiões e alguns lugares ficaram sem movimento. Faltou acomodações em alguns lugares. De qualquer maneira, a competição só foi prejudicada pelo clima (muito calor e muita humidade em alguns lugares). Depois da copa deve haver uma avaliação mais geral.
    Os partidos que controlam os black blocks colocaram os mesmos na jaula para não acontecer um tiro no pé.
    E brasileiro é bipolar mesmo. Em 50, no segundo jogo, Brasil empatou (com a Suíça acho) e todo mundo achou que estava tudo perdido. Antes da final teve até foto com faixa de campeão no jornal. Perderam. Em 1958 ganharam e surgiu o "espírito de vira-lata" (muito usado politicamente hoje em dia por um pessoal com idade mental de 10 anos) e o "com brasileiro não há quem possa". O salto alto de 50 foi esquecido. E já tem gente que diz que o Brasil vai ganhar da Colômbia por três a zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo