Copa 2014CulturaEducaçãoEstadoJudiciárioMemóriaMundoPolíticaPrefeituraSaúdeUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Vestibular e o Juiz, o nome é Neymar, e o hospital?, Seitenfus, a perda de Milder…

Neymar tem quatro gols em três jogos e é o goleador da Copa (foto Marcello Casal Jr/ABr)
Neymar tem quatro gols em três jogos e é o goleador da Copa (foto Marcello Casal Jr/ABr)

* Com os dois gols marcados diante de Camarões, na tarde passada, em Brasília, o atacante Neymar é, até aqui, o goleador da Copa do Mundo.

* A vitória sobre a seleção africana, por 4 a 1 (os outros gols foram marcados por Fred e Fernandinho) garantiu o primeiro lugar do grupo A para o time brasileiro. Que, nas Oitavas de Final da competição, joga contra o Chile.

* A partida decisiva (‘mata-mata’) acontece ao meio dia de sábado, em Belo Horizonte. Também outro jogo, no domingo, em Fortaleza, está definido: Holanda x México.

* O assunto local, ninguém haverá de duvidar, é a questão do vestibular da UFSM. Afinal, ele sai ou não sai, em 2014 (ou nos anos seguintes)?

* Aguarda-se a manifestação do juiz federal Loraci Flores de Lima, acerca do pedido de liminar aposto em ação impetrada pelas principais entidades empresariais da cidade.

* Depois de duas semanas, a Câmara de Vereadores volta a ter sessões vespertinas. O que significa a possibilidade de discursos na tribuna, com espaço, claro, para a TV Câmara.

* Aliás, pergunta boba claudemiriana: os edis candidatos podem ocupar espaço na emissora pública? Em outras eleições, preventivamente, eles foram banidos das telas.

* De todo modo, não há graaandes decisões a ser tomadas pelos parlamentares, a depender da Ordem do Dia constant do Boletim Legislativo 33/2014. A principal delas, talvez, seja a votação de um projeto do tucano Admar Pozzobom.

* Objetivamente, a proposta, se virada em lei, obriga bares, restaurantes e outra bodegas que vendam alimentos a fixar placa indicativa – quando não aceitarem cheques ou cartões.

* Ainda sobre o parlamento, mas também em relação ao Palacete da SUCV: haverá mesmo um projeto para mudar o Plano Diretor e permitir, pelo menos no que depender de lei municipal, o Hospital da Unifra no Bairro Nossa Senhora de Lourdes?

* O editor apurou, nesta segunda, que a Prefeitura não estaria muito a fim de bancar sozinha essa mudança e proporia uma audiência pública. A conferir.

Saul Milder, professor, pesquisador, arqueólogo: uma perda e tanto (foto Feicebuqui)
Saul Milder, professor, pesquisador, arqueólogo: uma perda e tanto (foto Feicebuqui)

* O mundo científico em geral e a UFSM em particular, além dos seus muitos amigos e admiradores, lamentam a morte pra lá de precoce, nesta segunda, de Saul Mildner, que recém havia completado 52 anos.

* O sítio da Universidade traz algumas INFORMAÇÕES sobre ele e seu trabalho – de resto muito significativo no campo da Geoarqueologia e Patrimônio Cultural.

* Milder, cujo corpo foi sepultado na tarde passada, no Cemitério Jardim Santa Rita de Cácia, coordenava o Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da UFSM.

* Ricardo Seitenfus lança, no final da tarde, às 6, para ser mais preciso, desta terça, na Fadisma, o livro “Haiti: Dilemas e Fracassos Internacionais”.

* Ele sabe do que escreve. Afinal, o professor (um dos fundadores da Fadisma) foi representante do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) naquele país entre 2009 e 2011.

* Antecipa-se, desde já, que Seitenfus é um crítica da atuação das Nações Unidas na nação mais pobre da América Latina.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Existem pessoas (de poucas luzes) que acreditam que o mundo político brasileiro se divide em Tucanos e petistas. O sintoma mais óbvio é o seguinte: se o governo de plantão faz algo e repercute mal, imediatamente procuram uma desculpa. Comparar com o governo Efeaga é uma delas. Nada é com eles, assumem nada. Em ultimo caso culpam o "imperialismo americano" ou "o mercado financeiro internacional".
    Veja o caso do Enem. Foi criado em 98 como MEIO DE AVALIAÇÃO do ensino médio. Governo Efeaga. Em 2009, governo Molusco, foi lançado com pompa e circunstância o "Novo Enem". O propósito é UNIFICAR O VESTIBULAR DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E SIMILARES. Mas para eles (de poucos luzes) é a mesma coisa.

  2. Não tá afim de encarar sozinha?
    DEVE haver audiência pública. DEVE.
    Será que o pessoal do entorno vai querer?
    E quem TAMBEM queria se instalar lá, com predios altos e não PODE, por que não mereceu a atenção devida?
    E em outros lugares, outras empresas que TAMBEM querem mundaça na lei, irão ganhar?
    Tudo pela UNIFRA, nada para os demais mortais.
    Lembro de uma foto do prefeito e da Irmã Irani APRESENTANDO o Hospital. Agora o prefeito não quer BANCAR?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo