Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraSanta MariaSegurança

SEGURANÇA. Vereador quer saber da Prefeitura por que não anda o projeto do policiamento comunitário

Edis Bisogno e Guerra e deputado Valdeci, apresentaram proposta a Schirmer em fevereiro
Edis Bisogno e Guerra e deputado Valdeci, apresentaram proposta a Schirmer em fevereiro

Um grupo de autoridades, entre elas vereadores e representação da Prefeitura, esteve em abril na cidade de Caxias do Sul, pioneira na implantação do policiamento comunitário. Trata-se de uma proposta que une governos estadual e municipais e, no caso de Santa Maria, já contaria com o aval do prefeito Cezar Schirmer.

Então, quer saber o vereador Luciano Guerra, que tratou do assunto ontem, por que o projeto não está andando em Santa Maria. Mais detalhes chegam através da assessoria de imprensa do parlamentar. A foto é de Fabrício Vargas. A seguir:

Vereador cobra posição sobre implantação do policiamento comunitário em Santa Maria

O Projeto de Policiamento Comunitário do Governo do estado, que já beneficia pelo menos 15 cidades do Rio Grande do Sul, ainda aguarda a instalação na cidade de Santa Maria. O vereador Luciano Zanini Guerra (PT), líder de oposição na Câmara de Vereadores, defendeu na tarde desta terça-feira, 24, a aplicação do projeto na cidade o mais breve possível.

O parlamentar ainda explica que a Prefeitura já teria dado o aval para a instalação do projeto, mas ainda não deu continuidade. “Já está tudo certo por parte do governo do estado. Falta o poder executivo se manifestar a respeito e colocar em prática esse projeto que ajuda a coibir a criminalidade nas comunidades da cidade”, defende.

Luciano Guerra e o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) apresentaram o projeto para o prefeito Cezar Schirmer, que se comprometeu em pôr em funcionamento, ainda no primeiro semestre deste ano. “Nós apresentamos este projeto ainda em fevereiro, mas até agora ele não saiu do papel”, destaca Luciano Guerra.

A primeira unidade deveria ser instalada na zona oeste da cidade. A prioridade seria o Bairro Nova Santa Marta.

O exemplo de Caxias do Sul

Uma comitiva de Santa Maria, formada pelo chefe de gabinete do prefeito, Ony Lacerda, pelo superintendente de Proteção Social, Luiz Eliton Cordenuzzi, pelo representante da comunidade do bairro Nova Santa Marta, Eder Pompeo, e pelos vereadores Luciano Guerra (PT) e João Ricardo Vargas (PSDB) – foi recebida pessoalmente, no mês de abril, pelo prefeito do município serrano, Alceu Barbosa Velho (PDT), que explicou todos os detalhes da implantação do projeto.

Caxias foi a primeira cidade gaúcha a instalar, como projeto piloto, o programa do governo estadual. Conforme o secretário da Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, coronel Roberto Louzada, entre setembro de 2010 e fevereiro de 2012, ocorreram 28 homicídios. Após a instalação do programa, os índices baixaram para 12 (de março de 2012 a agosto de 2013). Uma redução de 57,1%. O furto de veículos caiu de 1283 para 852 ocorrências. A queda foi de 33,6% no mesmo período. O furto ou arrombamento de residências caiu de 463 para 265. Redução de 42,8%.

Projeto de Policiamento Comunitário

O projeto prevê uma contrapartida do Estado e outra da prefeitura. O governo gaúcho fornece viaturas, equipamentos e o efetivo de pelo menos quatro policiais em cada núcleo. A Prefeitura é responsável pelo pagamento do auxílio-moradia de R$ 600 para os servidores de segurança selecionados e treinados para a atividade. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo