CidadaniaCopa 2014Política

DEMOCRACIA. Atílio Alencar, Copa, protestos, prisões de ativistas e os riscos para a liberdade de expressão

“….mal o juiz apitou o final do torneio e as delegações rumaram para casa, o pau continuou comendo contra ativistas, desta vez com requintes de crueldade: a “prisão preventiva” decretada contra 23 pessoas, culpadas pelo Tribunal da Rede Globo e das Vejas da vida por formação de quadrilha, entra para a história como um autêntico apagão da democracia brasileira.

Se a derrota em campo deixará suas sequelas, disso pode-se até extrair algum saldo positivo. Vai que – e eu bem sei que meu otimismo é infundado – a quebra do encanto da seleção canarinho abra as portas para algum tipo de reforma, que comece, por exemplo, a devassar a corrupção crônica da entidade-mãe CBF. Já o que nos sobrou nas ruas, o efeito terrível que nenhum chocolate em campo pode igualar, é a naturalização de um modo de operar do Estado em relação à liberdade de expressão simplesmente medonho…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da reportagem “Apagão na democracia”, de Atílio Alencar. Atílio é graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras.

ATENÇÃO


1) Tua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. E aí o sujeito abre o canal do Estúdio Fluxo e as primeiras entrevistas são com o Jean Wyllis, a Luciana Genro e o Vladimir Safatle (usa um look a la Lenin, mas vale a pena ler o que ele escreve), todos do PSOL.
    Alás Vladimir Safatle tem um livro que se chama "A Esquerda que não teme dizer o seu nome".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo