Dá pra acreditar? Sociólogo que diz ser a elite ética e o povo não está assessorando o PSDB
A tese é no mínimo esdrúxula. Mas, sabe como é, quando o interesse é esse, vale. Tanto que o sujeito mereceu reportagem de capa da gloriosa ex-revista Veja. Me refiro ao senhor Alberto Carlos Almeida, autor do livro A Cabeça do Brasileiro, em que defende que quem tem ética é a elite, não o povo. O mais imbecil dos bestuntos sabe que ética não tem nada a ver com qualidades especiais – como ser da elite ou do povo, para ficar nos mesmos termos.
Pois é. Mas o sujeito tem prestígio. E a ex-revista até colaborou pra isso, claro. Tanto que Almeida está tirando um troco esperto do PSDB, que o contratou para ajudar nas propostas e no marqueting tucano visando a sucessão presidencial. Paga quem pode e quem quer, mas isso tem cara de desespero, com todo o respeito. Melhor faria o tucanato se olhasse o mundo real, deixando esse cara de fora e não pense que é só este repórter que pensa assim; pergunta para adeptos graúdos dos tucanos e encontrará muitas opiniões semelhantes.
Em todo caso, fato é fato. E olha só, para você ter uma idéia, no que esse apoio está virando, conforme reportagem de Julia Duailibe, na edição de sábado (mas muito atual) dO Estado de São Paulo:
Para voltar ao poder, PSDB aposta até na neurociência
Análises de psique eleitoral estão ajudando legenda a calibrar discurso
Na busca por uma agenda que neutralize a propaganda governista em 2010 e evite a terceira derrota consecutiva em eleição presidencial, o PSDB começou a calibrar seu discurso, baseado em análises de especialistas em “psique” eleitoral e em célebres estrategistas estrangeiros que defendem a emoção como fator determinante na política. A ideia é engavetar o lema da “gerência”, usado na campanha de 2006, e focar na defesa de projetos e iniciativas sociais.
Há cerca de três meses, os tucanos contrataram o cientista político Alberto Carlos Almeida, autor de A Cabeça do Brasileiro e Por que Lula?, para fazer pesquisas que deem um diagnóstico sobre o que o eleitor deseja na próxima disputa. Almeida já produziu duas análises para o PSDB, que foram submetidas à direção do partido e a seus parlamentares. Essas informações têm servido de ponto de partida para a formatação de um discurso que atinja grande parte do eleitor que aprova o governo Luiz Inácio Lula da Silva.
O partido também começou a flertar com as ideias do neurocientista americano Drew Westen, da Emory University, em Atlanta. Suas teses influenciaram a campanha democrata de Barack Obama em 2008. Autor do best-seller The Political Brain, ele foi convidado pelo Instituto Teotônio Vilela, ligado aos tucanos, para dar palestra, em março, que deixou deslumbrados os políticos do partido…
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