Eleições 2014Política

ELEIÇÕES 2014. Dos 25 mil candidatos, 1,4 mil são advogados. Só os empresários são em número maior

Luciana, do PSOL, candidata a Presidente, é um dos mais de 1,4 mil advogados que concorrem
Luciana, do PSOL, candidata a Presidente, é um dos mais de 1,4 mil advogados que concorrem

O levantamento consta de material publicado originalmente pelo portal Consultor Jurídico, com base em informações oficiais da Justiça Eleitoral. De todas as profissões listadas pelos candidatos (algo obrigatório ao realizar o registro), a dos advogados é a maior. São 1.406, dos 25,3 mil inscritos para concorrer a algum cargo em 5 de outubro.

Há dois candidatos a Presidente (a gaúcha Luciana Genro e o paulista José Maria Eymael), sem falar nos candidatos a vice e a 22 advogados que buscam governos estaduais, entre os quais o gaúcho Tarso Genro, o mineiro Pimenta da Veiga e o maranhense Flávio Dino.

Mais que advogados, só empresários. Eles são 2.357. E há, também, como curiosidade, aqueles que se afirmam como profissionais da política. Afinal, há 1.069 inscritos se colocando como deputados e 1.056 vereadores. Vale, mesmo, conferir a reportagem assinada por Felipe Luchete. A foto é do Feicebuqui. A seguir:

 “BACHARÉIS NAS URNAS – Seis a cada 100 candidatos às eleições de 2014 são advogados

selo eleição menor…Os tradicionais “santinhos” eleitorais devem estampar neste ano o rosto de 1.406 advogados que decidiram participar da disputa marcada para outubro. O número equivale a 6% dos 25,3 mil candidatos em todo país e deixa a advocacia como segunda colocada no ranking das ocupações dentre os que enviaram dados à Justiça Eleitoral, atrás apenas do empresariado. O levantamento baseia-se nas informações atualizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral na última segunda-feira (28/7).

Houve um tímido crescimento diante dos 1.355 bacharéis em Direito que saíram como candidatos nas eleições de 2010. Poucos dos atuais candidatos quiseram associar o termo “advogado” aos seus nomes — um dos raros é Cawboy Advogado (PRB), que tenta ser deputado estadual em São Paulo —, mas vários fizeram questão de adicionar o tratamento “doutor” ou “doutora”.

Na concorrência pela Presidência da República, dois são formados na área: Luciana Genro (PSOL), ex-deputada-federal com escritório sediado em Porto Alegre, e José Maria Eymael (PSDC), cujo currículo inclui participação na Assembleia Constituinte e o clássico jingle“um democrata cristão”.

O vice-presidente Michel Temer (PMDB), que busca a reeleição na chapa de Dilma Rousseff (PT), tem doutorado em Direito e é autor de livros sobre Direito Constitucional, aparece nos dados de candidaturas como o único advogado que tenta a vaga. O também advogado Aloysio Nunes Ferreira, vice do presidenciável Aécio Neves (PSDB), registrou-se como senador, ocupação que vinha exercendo desde 2011…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo