Destaque

HUMANISMO. Projeto faz com que 15 detentas da Penitenciária possam conviver um dia com os filhos

Iniciativa ocorreu nesta sexta. Em dezembro, uma nova edição será realizada. Projeto foi idealizado por delegado da Polícia Federal
Iniciativa ocorreu nesta sexta. Em dezembro, uma nova edição será realizada. Projeto foi idealizado por delegado da Polícia Federal

Por MAIQUEL ROSAURO (texto e foto), no jornal A Razão

Quinze detentas do Presídio Regional de Santa Maria tiveram uma sexta-feira especial. Elas participaram da segunda edição do projeto Inspira, no qual tiveram a oportunidade de reencontrar os filhos. O encontro foi realizado no Centro de Convivência da Polícia Federal, com a participação de 34 crianças.

O momento mais emocionante ocorreu durante a chegada dos pequenos, alguns oriundos de cidades como Restinga Seca e Paraíso do Sul. Assim que viram as mães, diversas crianças correram para um longo e afetuoso abraço.

“Eu não via meus filhos desde a última audiência, em 4 de outubro. Agora quero aproveitar ao máximo este dia junto deles”, afirmou entre lágrimas C.F, 32 anos, mãe de quatro crianças de 2, 10, 11 e 12 anos de idade.

O projeto inédito foi idealizado pelo delegado da Polícia Federal de Santa Maria, Getúlio Jorge de Vargas. A primeira edição ocorreu em abril, com dez apenadas e 15 crianças. Segundo ele, é preciso desmistificar a cultura de que a polícia serve apenas para realizar prisões.

“A pessoa que está presa, pagando algo que deve para a sociedade, está privada de liberdade, mas não de dignidade”, explica o delegado.

O processo de seleção das apenadas que participaram da iniciativa foi realizado pela Susepe. De acordo com o delegado penitenciário regional, Anderson Prochnow, questões disciplinares e vivência familiar foram analisadas.

“Não levamos em consideração o delito. O que elas fizeram lá fora não nos interessa. A primeira edição do evento já foi um sucesso e durante sua realização já foi criada a expectativa pela continuidade”, relata.

Uma programação diferenciada foi montada durante o dia. Diversos cursos e departamentos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Centro Universitário Franciscano (Unifra) fizeram parte do evento.

A professora Graziela de Lima, do Centro de Educação da UFSM, destaca que foi montada uma equipe multidisciplinar para preparar as atividades de interação entre mães e filhos.

“O mais importante é promover o vínculo entre ambos. Este contato é fundamental não apenas para as mães, pois faz diferença na vida escolar das crianças. É preciso auxiliar para que os pequenos vivam bem e na esperança do retorno da mãe”, explica Graziela, que atua no curso de Pedagogia.

Natal
Uma nova edição do projeto Inspira está programa para dezembro. O objetivo é realizar um encontro natalino entre mães e filhos no Presídio Regional.

Realizadores do projeto Inspira
Delegacia da Polícia Federal de Santa Maria, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Vara de Execução Criminal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar (CRPO, 1º RPMon e BOE), Vigillare, UFSM (Cursos de Odontologia, Pedagogia, Direito, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Educação Especial, Educação Física, Mestrado em Educação e Mestrado em Administração; Departamento de Educação, Departamento de Método de Ensino e Companhia D’Gestus), Centro Universitário Franciscano (Unifra), Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) e Exército.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Á empresa centro técnico de comunicações participa indiretamente neste projeto com o fornecimento do sistema de comunicação para a equipe de segurança desde outros eventos. ou seja os rádios comunicadores são fornecidos por nossa empresa !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo