Meio AmbienteUFSM

AMBIENTE. Pesquisadores da UFSM encontram, em Itaara, uma ave (quase) extinta. Agora, é preservá-la

Florestas bem preservadas são o habitat natural do macuco. Alguns foram vistos em Itaara
Florestas bem preservadas são o habitat natural do macuco. Alguns foram vistos em Itaara

O macuco resiste. Basicamente nas áreas de conservação. Nada além delas. Quer dizer, isso até que um pesquisador da UFSM encontrou exemplares aqui pertinho, em Itaara. De praticamente extinto, a ideia, agora, é lançar uma campanha para sua preservação. Aliás, o macuco faz parte da paisagem gaúcha desde sempre.

Sobre a descoberta e a campanha desse pesquisador e também de um colega dele, na Universidade, vale acompanhar o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação da UFSM. O texto é de Lucas Casali, com foto do arquivo de Ivan Brondani. A seguir:

Professores da UFSM farão campanha para preservar ave ameaçada de extinção

A caça predatória levou uma ave de voos curtos e hábitos solitários a praticamente desaparecer das florestas do Rio Grande do Sul. De cor predominantemente cinza e com aproximadamente meio metro de comprimento, o macuco (Tinamus solitarius) é raramente visto fora de zonas de conservação. Seu status chegou a constar como “criticamente em perigo” no Livro Vermelho da Fauna Ameaçada de Extinção no RS.

Por esta razão, o registro recente de exemplares da espécie em Itaara deixou eufóricos os professores Ivan Luiz Brondani e Everton Rodolfo Behr, ambos apaixonados pela natureza, sendo colegas no curso de Zootecnia da UFSM. Foi Brondani o responsável pela descoberta, que não foi por acaso. Sua paixão por animais o faz embrenhar-se na mata à procura de bichos ameaçados de extinção. Nesta busca, leva consigo diversos equipamentos para registrar eventuais descobertas: câmera fotográfica, gravador e reprodutor de áudio (usado também para atrair animais, por meio da reprodução do som característico da sua espécie).

Além da tecnologia, Brondani também aproveita o conhecimento tradicional das “pessoas antigas” da região, que lhe dão as dicas dos lugares mais prováveis de encontrar os animais que procura. No caso do macuco, foram necessárias diversas tentativas para encontrá-lo. Ele obteve sucesso em sua busca no dia 9 de maio, em uma região de mata fechada no interior de Itaara. Na ocasião, encontrou dois exemplares de macuco, conseguindo registrar fotos e vídeos da descoberta…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo