LUNETA ELETRÔNICA. Werner fora, um a menos?, Expointer, PS/HUSM, Assembleia, Feirão dos Pais…

COM CORREÇÃO ÀS 10H54

* Se dependesse da Ordem do Dia, constante do Boletim Legislativo 40/2014, a sessão da Câmara de Vereadores desta terça seria um tédio só.

* Há apenas um mísero requerimento para ser votado, e assim deverá ser, com maior ou menor variação (na observação claudemiriana), até 5 de outubro, data da eleição. Até lá, mesmo o funcionamento do Legislativo estará limitado às manhãs.

LUNETA ELETRÔNICA. Werner fora, um a menos?, Expointer, PS/HUSM, Assembleia, Feirão dos Pais... - luneta-werner-e-deili

Sai Werner Rempel, entra Dra Deili Granvile: acordo prévio? (foto Francys Albrech/arquivo AICV)

* Porém, há uma novidade e tanto, na reabertura dos trabalhos. Como o sítio ANTECIPOU na tarde passada, haverá a renúncia de Werner Rempel à presidência.

* Não se sabe ainda (pelo menos este editor desconhece) a razão efetiva da saída de Rempel do cargo. E até pode ser pelo mais óbvio: quer mais tempo para dedicar-se à campanha para virar deputado estadual pelo PPL. Pode ser.

* Em todo caso, fica a dúvida: a renúncia foi gestada durante o mandato de presidente ou já havia sido acordada na elaboração da chapa que venceu o pleito para a Mesa Diretora?

* Para não ficar em cima do muro: este editor aposta que tudo já estava acertado no momento em que se formou o grupo oposicionista. Um bom indício é a manutenção, no cargo, do Chefe de Gabinete da Presidência indicado por Werner Rempel.

* Está confirmada para o final da manhã desta terça a reunião dos líderes partidários com a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

* No encontro, o primeiro após a reabertura dos trabalhos parlamentares, se definirá a pauta de votação da semana, no parlamento gaúcho. E são 12 as MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos deputados.

* Três propostas precisam ser votadas antes. Duas tramitam em regime de urgência e outra teve a apreciação interrompida na última sessão, antes do início das férias (ops, recesso).

* O Tribunal Regional Eleitoral indeferiu, nesta segunda, o primeiro pedido de registro de candidatura ao Governo do Estado.

* João Carlos Rodrigues, do Partido da Mobilização Nacional (PMN), não foi considerado apto a concorrer, por não ter apresentado à Justiça as contas da campanha eleitoral de 2010.

* Em consequência, também o vice, Roberto Vilodre de Souza, teve o pedido de registro negado. Ambos podem (e irão) recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

* Nesta terça, o Governo do Estado e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, lançam a 37ª edição da Expointer, a maior feira do setor, na América Latina.

* O evento acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde a Expointer acontece entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.

* Esse momento é peculiar, pela sequência de safras recordes, sendo a última a maior da história gaúcha, com 30 milhões de toneladas, diz o secretário de Agricultura, Claudio Fioreze.

* Fioreze também adiantou, segundo nota da assessoria de imprensa do Palácio Piratini, o tema da feira deste ano: “A festa do campo. Do desenvolvimento. De todos os gauchos”.

* Entre os destaques deste ano está a realização do forum sobre logística e infraestrutura para exportação de grãos, além da formalização da Aliança Láctea Sul Brasileira.

* Desde esta segunda-feira, o Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), conforme nota da UFSM, está restrito aos atendimentos de urgência e emergência mais graves, referenciadas e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

* O objetivo da medida é a necessidade de uso da área física do PS para a obra da Central de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

* Quando o trabalho estiver concluído, o Hospital Universitário vai aumentar de 48 para 82 o número de leitos para UTIs. A nota não esclarece o duração do periodo em que haverá restrição ao atendimento.

* De todo modo, haverá um aumento inevitável no movimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Pronto Atendimento Municipal Flávio Schneider (PAM).

* Desde esta segunda e até sexta acontece, na Rua 24 Horas e na Praça Saturnino de Brito, mais uma edição do Feirão dos Pais. O funcionamento, nos dois espaços, se dá das 8 da manhã às 6 da tarde.

* Estão disponíveis produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar, plantas ornamentais e grande variedade de produtos da econoia solidária.

* Também são vendidos lanches, nesta que é uma tradicional promoção do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos Associados da economia solidária de Santa Maria e região.



2 comentários

  1. João Carlos

    Caro Claudemir, para esclarecimento, o Feirão do Dia dos Pais acontece na 24 Horas e na Praça Saturnino de Brito. Na Praça Saldanha Marinho, a mais de 05 anos, não é permitido esse tipo de feira.

    NOTA DO SÍTIO. O leitor tem razão. A correção será feita imediatamente.

  2. oaranhanegra

    Executivo, produção zero.
    legislativo, fiscalização zero.
    La se vão + de 580 dias, do segundo mandato.
    Santa Maria continua…
    zero,zero zero.
    O Publico, para esclarecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *