Eleições 2014MemóriaPartidosPolítica

MEMÓRIA. PMDB gaúcho dava palanque eleitoral a Campos no Estado. Agora, ficou órfão de candidato?

Em julho, Campos e Marina, candidatos do PMDB gaúcho ao Planalto, estiveram no RS
Em julho, Campos e Marina, candidatos do PMDB gaúcho ao Planalto, estiveram no RS

Num país em que partidos se dividem em conglomerados nem sempre concordantes entre si, qualquer fato anormal pode tirar do prumo as construções políticas realizadas a duras penas. A situação tende a ser ainda pior quando esse fato é a morte trágica do nome escolhido (com divisões internas), como foi o caso do PMDB do Rio Grande do Sul, que foi contra a decisão nacional da sigla, que tem até candidato a vice-presidente noutra aliança.

É evidente que, pelo luto necessário e natural, ninguém falava nisso no peemedebismo gaúcho nesta quarta-feira. Mas o fato é que Eduardo Campos tinha apoio de José Ivo Sartori e, claro, do também socialista Beto Albuquerque, que concorre ao Senado. E agora, dependerá do substituto ou será natural? Nada disso, obviamente, foi dito por Sartori, que jogou qualquer decisão para os próximos dias, como você confere no material originalmente publicado no jornal eletrônico Sul21. A reportagem é de Ana Ávila, com foto de Divulgação (Luiz Chaves/PMDB). A seguir:

Sartori diz que morte de Campos é um desastre político e que é cedo para definir apoio à presidência

Candidato ao Governo do Estado pela coligação O Novo Caminho Para o Rio Grande (PMDB / PSD / PPS / PSB / PHS / PT do B / PSL / PSDC), José Ivo Sartori falou na tarde desta quarta-feira (13) sobre a morte do presidenciável Eduardo Campos. Para ele, o acidente é um desastre político. “Acho que é uma dor que atravessa todas as pessoas, é um desastre que pune pessoas e famílias, mas acho que também é um desastre político, na medida em que tira muito sonho, muita vibração, muita energia de um jovem que fazia boa política e que caminhava na direção da sociedade brasileira que desejava mudanças e transformações no comportamento e na forma de governar o Brasil”, afirmou Sartori.

O candidato a governador também anunciou que a campanha está suspensa por tempo indeterminado. “Em respeito a tudo isso, estamos suspendendo a campanha enquanto for necessário, até que nós todos possamos nos recompor desta situação de comoção nacional”, disse ele. Sartori tinha o apoio do candidato do PSB, que esteve no Estado no fim de julho e participou com ele de caminhada pelas ruas de Porto Alegre.

Sartori citou o cantor Chico Buarque de Holanda para dizer que, “agora, falando sério, preferia não falar”. Ele também dedicou sua solidariedade ao candidato ao Senado pelo PSB, Beto Albuquerque. “Nossa solidariedade em nome de toda a nossa coligação, especialmente ao Beto Albuquerque, que eu tenho certeza que é uma pessoa que está sentindo por demais, mas a todos os amigos, colegas e companheiros do PSB, porque além de perderem um líder, perdem uma pessoa simples e um grande companheiro nessa caminhada”.

Sartori, que foi eleito deputado federal em 2002, falou também sobre ter trabalhado ao lado de Campos e de seu avô, Miguel Arraes, na Câmara. “Tive a honra de ser colega dele. Tive a honra de ser colega do Miguel Arraes. Casualmente, faz hoje nove anos que o Miguel Arraes faleceu”, lembrou.

Questionado sobre possíveis mudanças nos rumos da campanha, Sartori evitou comentar. “Me desculpem, mas em respeito à situação que a gente está vivendo, não caberia agora especular sobre essa natureza. Compreendam nossa dificuldade de entender isso. Temos tempo pela frente para curar esse processo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo