NEGÓCIOS. Você quer abrir um negócio, e é uma franquia? Vale a pena ler o que escreve o Ruy Giffoni

NEGÓCIOS. Você quer abrir um negócio, e é uma franquia? Vale a pena ler o que escreve o Ruy Giffoni - ruy-giffone

Giffoni e os cuidados necessários para quem quer empreender entrando no mundo das franquias

Há coisa de 19 anos, o administrador Ruy Giffoni Filho escreveu um artigo publicado no então “Jornal da AJESM”, veículo da Associação dos Jovens Empresários de Santa Maria. Conta ele que, na época, recebeu críticas por conta do que opinava. O assunto, por sinal, é bastante atual: trata da possibilidade de virar empresário escolhendo o caminho das franquias.

Creia: não mudou muita coisa. Ao contrário, é provável que o cenário seja o mesmo. Vai daí que, pensa o editor, vale a pena conferir (ou reconferir) o que escreveu Giffone. O texto é pra lá de pedagógico e deve ser lido por todos, mas especialmente por aqueles que querem empreender. Confira:

Cuidado com as franquias!

Nem tudo que reluz é ouro !…

 Nos dias de hoje sempre que se pensa em abrir um negócio vem em mente a palavra mágica “Franchising” ou em bom português Franquia . Este tipo de negócio teve origem nos Estados Unidos, com características muito diferentes do Brasil, por isto é imprescindível ter muito cuidado, pois nem sempre uma franquia é um bom negócio, é preciso antes de tomar uma decisão analisar 4 fatores :

– mercado consumidor

– disponibilidade financeira

– características do franqueador

– características  do franqueado                 

Em cidades com população inferior a 300 mil habitantes 90 % das franquias disponíveis não são rentáveis. Avalie qual o tamanho do seu publico alvo, analise quantos clientes precisam comprar em sua empresa para que seu negócio seja rentável, verifique se os consumidores da sua área de atuação aceitam o produto ou serviço que pretende  oferecer. Uma empresa com excelente resultado em  São Paulo , Rio de Janeiro ou Porto Alegre não é garantia de sucesso.

Que recursos estão disponíveis para tocar o negócio? Não esqueça de colocar nisso o capital de giro. Muitas vezes uma franquia tem um custo de implantação de R$ 50.000,00 e você tem este valor, mas todo negócio tem um período de adaptação em que os resultados não são suficientes para  cobrir os custos, alem do capital inicial, quanto a mais de recursos serão necessários? Muitos negócios não dão certo por falta de previsão de capital de giro, não corra este erro!

Nos Estados Unidos existem linhas de credito especiais para financiar franquias que permitem que qualquer pessoa com vontade e capacidade possa começar o seu negócio. Na atual realidade Brasileira isto não existe, você é obrigado muitas vezes a colocar todas as suas economias e mesmo assim, se for financiar uma parte do negócio, ele fica inviabilizado, pois com os juros praticados hoje não há rentabilidade suficiente para viabilizar a maior parte dos  empreendimentos conhecidos.

Qual é a franquia que você quer trabalhar? Visite no mínimo 4 ou 5 outras lojas  em atividade para verificar o funcionamento. Converse com os franqueados sobre o apoio que eles recebem, converse também com franqueados que desistiram, procure descobrir por que eles saíram do negócio. Verifique se no contrato estão claros os critérios de renovação após o período inicial, se há exclusividade de território, direitos e deveres de ambas as partes, informações pela metade ou a serem discutidas depois é incomodo na certa.                           

Você está disposto a trabalhar 12 (doze ) horas por dia? Na maioria das franquias não há espaço para gerentes, se for contratado um gerente não sobra remuneração para o franqueado, nos Estados Unidos no ano de 1995 a remuneração media dos franqueados ficou em 2649 dólares por mês, estimativa feita pelo professor Timothy Bates. Tenha em mente que você terá que trabalhar muito. Como a sua família encararia a sua ausência ?

Sonhar com uma franquia do MacDonald’s é ótimo, mas poucos têm possibilidade de realizar este sonho.

Pense bem, antes de tomar uma decisão, para que um sonho não se transforme em pesadelo

Adm. Ruy Giffoni Filho 



2 comentários

  1. GEF

    Rede de fast food que dizem que é a maior imobiliária do mundo…
    Franquia é o seguinte, voce é gerente de um negócio onde o risco é todo seu e o franqueador é um sócio/patrão que só tem a ganhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *