Você terá informações mais detalhadas, adiante. Por enquanto, fiquemos com o básico. Isto é, três prefeitos, inclusive o de Santa Maria, inconformados com a decisão majoritária dos secretários municipais de saúde da Região, que aprovaram a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), obtiveram uma decisão em Porto Alegre que, na prática, além de adiar o início das operações do Hospital Regional, indicam sua clara posição contrária à gestora pública para a instituição.
Além de Cezar Schirmer, estão nessa os prefeitos de Agudo, Valério Trebien, e de Jaguari, João Mário Cristofari. Todos são do PMDB e não escondem sua preferência pelo modelo de gestão sugerido pelo ex-secretário estadual de Saúde e atual deputado federal Osmar Terra, que advoga a entrega da gestão do Hospital Regional a uma instituição filantrópica privada.
Voltaremos ao tema, mais tarde, com material originalmente produzido pelo jornal A Razão, em reportagem do colega Fabrício Minussi.
Mas…o estado não está quebrado? Não está devendo milhões para os hospitais filantrópicos? Quem vai aceitar equipar um hospital que não é seu? Certamente o estado vai ter que equipar, mas quem quer até parcelar salário vai equipar? São incongruências de quem não pensa na população só quer saber de ganho político. A população vai continuar nas filas de espera sabe deus por quanto tempo enquanto eles discutem tendo uma solução pronta e sem custo para o estado.