CulturaSanta Maria

CULTURA. Vem aí mais um Cartucho. Tem cartunista de todo o Estado. E os de Santa Maria estarão também

cartuchoÉ a 11ª edição de um evento saído da cabeça do Máucio, e que ganhou o mundo. E Encontro dos Cartunistas Gaúchos (Cartucho) acontece na próxima semana. Vêm 16 convidados de todo o Rio Grande do Sul, inclusive, claro, o homenageado deste ano, Eloar Guazzelli Filho. Mas, claro, todos os santa-marienses da área se farão presentes.

Para saber todos os detalhes, inclusive a programação e as novidades, afora uma pequena biografia do homenageado, vale conferir o material produzido pela Chili, que está na coordenação, junto com o Máucio, e é responsável, entre outras questões, pela divulgação. A seguir, na íntegra:

E chega o 11º CARTUCHO. O Encontro dos Cartunistas Gaúchos acontece nos dias 26, 27 e 28 de setembro próximos. Um final de semana que se enche de graça, reunindo a nata do humor do Sul.

O evento inicia na sexta-feira, 26 de setembro, com a recepção aos cartunistas convidados e a votação do tema. Neste ano, uma novidade, após a votação o Tema será divulgado pelo perfil do Facebook da Chili e do Máucio, coordenador do CARTUCHO, e vai aceitar Cartuns pela internet. A divulgação do tema se dará sexta-feira às 22 horas, junto com as especificações para envio.

No sábado pela manhã, acontece o tradicional Chimarrão com Nanquin, no Calçadão de Santa Maria. A partir das 10 horas. É o momento de integração com a comunidade. Um entrevero de cavaletes, cartunistas, chimarrão e nanquin, cada coisa no seu lugar. Outra novidade deste ano é presença do ¨Passa a bola do Humor e da Poesia¨, além dos mini livros da poeta Cláudia Gonçalves.

A tarde é o Reponte Temático, quando os cartunistas fazem uma “imersão” para elaborar a sua obra.

No domingo, o resultado é mostrado à comunidade por meio da Invernada do Humor, a exposição do 11º Cartucho e do Homenageado, a partir das 14h30min no hall do Royal Plazza Shoping. Com a presença, é claro, dos cartunistas.

Um evento cheio de graça!

Quem são os convidados e de onde vêm

1. DOUGLAS DIAS  –  Bento Gonçalves   

2. CLAUDIA GONÇALVES  –  Porto Alegre   

3. ALISSON AFFONSO – Rio Grande 

4. MOACIR GUTERRES – MOA – Porto Alegre     

5. GERALDO FERNANDES –   Passo Fundo 

6. RICARDO FREITAS – DONGA  –  Arroio Grande  

7. JOEL ALMEIDA  – Giruá  

8. GREICE POZZATTO  –   Cruz Alta    

9. RAFAEL CORREA  –  Porto Alegre   

10. LEANDRO BIERHALS  –  Porto Alegre   

11. LEANDRO DÓRO – Porto Alegre 

12. NELTAIR ABREU – SANTIAGO –  Porto Alegre  

13. AUGUSTO BIER –  Porto Alegre

14. ELOAR GUAZELLI – O HOMENAGEADO – São Paulo

15. VICENTE MARQUES – Porto Alegre

16. ALEXANDRE CARVALHO – Porto Alegre

Eloar Guazelli Filho: homenageado
Eloar Guazelli Filho: homenageado

Além dos cartunistas profissionais e amadores de Santa Maria. O CARTUCHO é aberto a todos, faz o convite formal apenas aos convidados de fora da cidade.

O Homenageado

O 11º CARTUCHO apresenta como Homenageado, ELOAR GUAZZELLI.

Guazzelli  éIlustrador, Quadrinista e Diretor de Arte para animação. Licenciado em Educação Artística e Bacharel em Desenho pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).   Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2009), reside em São Paulo, Brasil. Foi premiado nos Festivais de Cinema de Havana, Gramado, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e Brasília.  Obteve premiações também nos Salões de Humor de Porto Alegre, Cintra, Piracicaba, Teheran, Tókio, Teresina, Santos e nas Bienais de Quadrinhos do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Excellent Prize no 23 Yomiury International Cartoon Contest de Tóquio e grande vencedor do III Concurso Folha de Ilustração e Humor (2006). Participou de exposições e mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão,Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai.

Eloar Guazzelli Filho  nasceu em Vacaria, Rio Grande do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo