OBSERVATÓRIO. Chega a hora de fazer as contas
![O que vai sair dela, em 5 de outubro? Há os que já pensam saber (foto Elza Fiúza/Agência Brasil)](https://img.claudemirpereira.com.br/2014/09/urna-para-OBSERVATÓRIO-site.jpg)
Qualquer candidato a deputado inicia a campanha com três expectativas numéricas: quantos votos poderá alcançar no total, na sua cidade e fora dela. É o que se imagina tenha acontecido com a cerca de duas dezenas de concorrentes com domicílio eleitoral em Santa Maria.
No meio da caminhada, caso específico de agora, os candidatos “para valer” (e não para buscar vaga na Câmara de Vereadores) refazem as contas. Para mais ou para menos, é bom que se diga. E também introduzem pelo menos um fator: como está o desempenho do seu partido junto com a aliança feita para Governador (e, subsidiariamente, para Presidente) nesse momento da disputa.
Bueno, é o que se imagina tenham feito e agora recontam os nomes da boca do monte. Vem daí a constatação: uma meia dúzia (taaalvez sete) fará votação digna em Santa Maria, mas sozinha insuficiente para vencer. E, desse grupo, conforme o obtido “no exterior”, sairão os eleitos locais. Quantos? Três, quem sabe quatro, muito improvavelmente cinco.
Confira a relação e, com relativa facilidade, saberá quem faz parte dessa meia dúzia. Dica: há um candidato que, embora tenha votação menor que quatro ou cinco, incrivelmente tem boa chance de se eleger, por conta da coligação realizada.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.