AssembleiaEleições 2014Política

ASSEMBLEIA. Parlamento gaúcho com renovação de 40%. E haverá menos mulheres e três partidos a mais

Muda em 40% o total de ocupantes das principais cadeiras do Palácio Farroupilha
Muda em 40% o total de ocupantes das principais cadeiras do Palácio Farroupilha

É a tradicional hora do balanço do pleito. Um dos mais completos foi feito pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, acerca das decisões do eleitor gaúcho sobre o seu parlamento. Exemplo: se não última eleição foram 11 partidos com representação agora serão 15 (são 12 hoje, depois que Cassia Carpes trocou o PTB pelo novato Solidariedade), agora serão 15. Outro: há uma redução no número de mulheres deputadas. Eram oito, serão sete, dentre as quais quatro novidades: Regina Becker Fortunati (PDT), Liziane Bayer da Costa (PSB), Manuela D Ávila (PCdoB) e Any Ortiz (PPS).

Mas há mais, no balanço. Um dos dados é acerca da escolaridade: são portadores de diploma de curso superior 70% dos parlamentares que assumem em fevereiro, na próxima Legislatura. Outro é a idade: aumentou o número de deputados com menos de 36 anos: eram cinco, agora serão seis. Os mais jovens são as novidades Gabriel Souza (PMDB) e Any Ortiz (PPS), ambos com 30 anos..

Enfim, há um balaio de interessantes informações, incluindo-se aí a taxa de renovação, que chega a 40%. E, portanto, vale bem conferir a reportagem assinada por Letícia Rodrigues, com foto de Galileu Oldenburg. A seguir, um trecho:

ELEIÇÕES 2014 – 54ª Legislatura terá mais bancadas, menos mulheres e manterá renovação de 40% das cadeiras 

A partir de 1º de fevereiro de 2014, quando se inicia a 54ª Legislatura, o Parlamento gaúcho terá o maior número de bancadas de sua história. Também houve a redução no número de mulheres e da média etária dos parlamentares, além do aumento do percentual de eleitos com ensino superior completo. 

A nova legislatura terá o maior número de bancadas já registrado no Legislativo gaúcho: 15. São elas: PT (11 cadeiras), PMDB (8 cadeiras), PDT (8 cadeiras), PP (7 cadeiras), PTB (5 cadeiras), PSDB (4 cadeiras), PSB (3 cadeiras), PCdoB (2 cadeiras) e PRB, PSOL, PSD, PPS, PR, PPL e PV (cada um com uma cadeiras). A atual legislatura começou com onze bancadas, mas termina com 12 porque o deputado Cassiá Carpes deixou, em 2013, o PTB e filiou-se ao Solidariedade (SDD), criando uma nova bancada na Casa.

O percentual de renovação das cadeiras da Assembleia ficou exatamente igual ao das eleições de 2010: 40% (33 parlamentares reeleitos e 22 novos). Dos que chegam ao Palácio Farroupilha no próximo ano, 14 já foram eleitos como prefeitos, vereadores ou deputados. Entre estes, estão os atuais deputados federais Manuela D Ávila (PCdoB) e Enio Bacci (PDT) e o ex-deputado estadual Sergio Peres (PRB), que retorna à Casa.

Os outros oito novos parlamentares irão estrear em um cargo eletivo. São eles: Gabriel Souza e Tiago Simon (PMDB), Regina Becker Fortunati (PDT), Sérgio Turra (PP), Elton Weber e Liziane Bayer da Costa (PSB), Jardel Centroavante (PSD) e Missionário Volnei (PR).

O quociente eleitoral, que define o número de votos necessários para o partido ou coligação conquistar uma cadeira no Parlamento, ficou em 111.078 votos no Rio Grande do Sul. Esse número é obtido dividindo-se o número de votos válidos no estado (que ficou em 6.109.319) pelo número de vagas na Assembleia (55)…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Não sei o que é pior. Jardel Centroavante ou Manoela Dávila com mais de duzentos mil votos. O ponto positivo é que se Tiririca surpreendeu, Jardel ainda tem uma chance. Males da democracia.
    E o número de mulheres não assusta. Simplesmente uma questão de valores. Se todas as mulheres abandonassem as escolas e os hospitais, estaríamos na mais profunda M.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo