Eleições 2014JudiciárioPolítica

ELEIÇÕES. Horário de verão “atrasará” resultado da disputa presidencial. Já no Estado será bem mais cedo

Somente três horas depois, no horário de Brasília, resultados da eleição presidencial
Somente três horas depois, no horário de Brasília, resultados da eleição presidencial

No primeiro turno, por conta do fuso horário do Acre, duas horas mais cedo do que o de Brasília, os números da eleição presidencial, embora disponíveis e “guardados” nos computadores do Tribunal Superior Eleitoral, só começaram a ser divulgados às 7 da noite. Para, claro, não influenciar o eleitor acreano.

Agora, no segundo turno, há um outro condicionante, além do fuso, para que haja um novo atraso na divulgação: o horário brasileiro de verão. Assim, em relação ao horário de Brasília, apenas às 8 da noite a divulgação iniciará. Provavelmente com mais de 75% dos votos já disponíveis para o distinto público.

O problema, pelo menos no caso do Rio Grande do Sul, não haverá. O resultado, com toda a certeza, dada a simplicidade (um voto apenas), é possível que o governador seja conhecido ainda antes de começarem a surgir os números para o Palácio do Planalto.

Para saber mais dessa situação, vale conferir o material produzido e distribuído pela Agência Brasil. O texto é de Marcelo Brandão, com foto de Reprodução. A seguir, um trecho:

Segundo turno: TSE começa a divulgar parciais da votação para presidente às 20h

Os resultados parciais da votação para presidente da República, no próximo dia 26, começarão a ser divulgados às 20h, no horário de Brasília.
Com o início do horário de verão à meia-noite do próximo sábado (18), a diferença entre Brasília, Acre e parte do Amazonas, que não adotam a medida, passará de duas para três horas. Assim, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai aguardar o encerramento da votação nos dois estados, para iniciar a divulgação dos resultados.

Para o cargo de governador, no entanto, o início das apurações está previsto para as 17h de cada estado. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que adotam o horário de verão, os votos começam a ser apurados às 17h (horário de Brasília). A expectativa é que, às 20h, quando começar a divulgação, o Brasil já tenha apurado grande parte dos votos para presidente da República…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo