Eleições 2014PesquisaPolítica

PESQUISAS. Segundo o Sensus, Aécio tem 9% mais votos que Dilma. E é o único a mostrar esse resultado

Aécio, diferente do que apontam os outros institutos, estaria na frente de sua adversária
Aécio, diferente do que apontam os outros institutos, estaria na frente de sua adversária

Diferente do Datafolha, do Ibope e até do MDA (que divulgou seu levantamento no início da semana), o Sensus apresenta um resultado de pesquisa em que a vantagem é do tucano Aécio Neves – sobre a petista Dilma Rousseff.

Mais impressionante é que a pesquisa (conforme o registro, feito em 136 municípios, com 2 mil eleitores) apresenta uma grande vantagem do que está na frente, como você confere no material publicado originalmente na versão online da revista IstoÉ. A seguir:

Aécio lidera com nove pontos de vantagem sobre Dilma…

 Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira 21 reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.

De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. Segundo o diretor do Sensus, a taxa de rejeição pode indicar a capacidade de crescimento de cada um dos candidatos. Quanto maior a rejeição, menor a possibilidade de crescimento. Outro indicador apurado pela pesquisa Istoé/Sensus diz respeito á votação espontânea, quando nenhum nome é apresentado para o entrevistado. Nessa situação, Aécio também está à frente de Dilma, embora a petista esteja ocupando a Presidência da República desde janeiro de 2011. O tucano é citado espontaneamente por 47,8% dos eleitores e a petista por 39,4%. 0,2% citaram outros nomes e 12,8% disseram estar indecisos ou dispostos a votar em branco…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Claudemir por acaso ,o senhor lembra das pesquisas em santa maria que indicavam o candidato do psdb em primeiro em santa maria…para prefeito por acaso o sr lembra o nome do instituto…era methudus ou sensus ou algum outro não me recordo.

    NOTA DO EDITOR: não era o Sensus. Mas o editor não lembra se era o Methodus.

  2. O instituto que errar o resultado tem que fazer igual as grandes empresas de auditoria após os rombos nos bancos que não detectaram, ou seja, fechar, mudar de nome algo assim. Num a vitória é de 8 pontos para a atual presidente e no outro 9 pontos para o atual senador, o erro será no mínimo de 17 pontos percentuais. Isso tá parecendo mais é vontade de dono de instituto do que pesquisa de campo. Claudemir, estou ansioso por segunda-feira no teu programa sala de debate… finalmente poderão falar sobre política..hhehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo