EconomiaNegócios

VEÍCULOS. Mercado de carros “Zero Km” se recupera. Em setembro, emplacados 8,5% mais que em agosto

carros acumuladoÉ verdade que, se você tomar o ano todo, o desempenho não é exatamente uma “Brastemp”. Mas está muito longe de ser desprezível. Se, entre janeiro e setembro de 2013, foram emplacados em Santa Maria 4.811 carros (entre automóveis e comerciais leves) “Zero Km”, e agora, em igual período, o número baixou para 4.415, ou 9% menos; também é preciso destacar o crescimento significativo que hoje agora, no mês passado, comparado a agosto.

Conforme os dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), as concessionárias locais emplacaram, aqui, nada menos que 528 carros novos. O que significou um aumento de, em percentual redondo, 8,5% mais que os 455 do mês anterior – que apresentou um DESEMPENHO bem abaixo do habitual, mas em acordo com o desarranjo do mercado nacional de veículos.

carros setembroÉ bastante improvável, acreditam os especialistas no ramo, que se tenha, ao final do ano, um movimento capaz de fazer suplantar a quantidade de veículos emplacados em todo 2013. Mas, ainda assim, não é impossível que se alcance a marca de 6 mil unidades de “Zero Quilômetro” até 31 de dezembro. O que seria um feito e tanto, para um ano bastante complicadinho nesse que é um dos setores vitais para a economia local – especialmente no que toca à destinação de tributos.

OBSERVAÇÃO: nas tabelas que ilustram esta nota você tem o total de emplacamentos do acumulado do ano e também o do mês passado, inclusive por marca, conforme os dados do Renavam.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Não sei como. IPI está subsidiado, influi no fundo de participação dos municípios. Imposto de renda das concessionárias também afeta o FPM (15% sobre o lucro mais 10% sobre o que ultrapassar 20 mil). Só que é muito dividido. ICMS vai para o governo estadual. PIS e COFINS vão para Brasília e de lá ninguém sabe. E o IPVA é estadual também. IPTU das concessionárias é piada. IOF dos financiamentos é federal. Imposto de renda das financeiras idem. Contribuição social sobre o lucro líquido de todo mundo também é federal. Auto-escolas e despachantes pagam ISS. Ajuda o município, mas nem tanto.
    Importação de combustíveis e derivados que tinha caído subiu quase 50% em setembro. Petrobrás que se lasque com o subsídio.
    Diria que o ego dos santamarienses e o bolso dos donos de concessionárias são mais beneficiados do que a economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo