OBSERVATÓRIO. E os eleitores sumiram, entre os meses de agosto e outubro. E agora, para 2016???
![Palacete da SUCV e a dúvida: segundo turno possível? Dependerá do número de eleitores](https://img.claudemirpereira.com.br/2014/10/Palacete-para-OBSERVATÓRIO-site.jpg)
Se o leitor se dispuser a consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral e buscar os dados sobre o número de eleitores brasileiros, com pouco esforço encontrará a estatística mais recente, relativa ao mês de agosto. Ali encontrará, em Santa Maria, o total de 200.247 eleitores.
No mesmo site oficial, ao buscar os resultados da eleição de 5 e 26 de outubro, notará uma diferença. No total de eleitores, o número será diverso daquele anterior. Eram exatos 199.867, os que poderiam comparecer às urnas para eleger deputados (estadual e federal), senador, governador e presidente.
Bueno. O fato é que, em dois meses, quaisquer que sejam as razões, o eleitorado da boca do monte recuou dos 200 mil e qualquer coisa para 199 mil e muito. Ou, para ser bastante preciso, 380 eleitores a menos.
Essa é a primeira informação. E há, também, a segunda: entrevista de gestores do Tribunal Regional Eleitoral, no dia do segundo turno, indica que a intenção é fazer o recadastramento biométrico em todos os municípios gaúchos até 2016. Com uma ressalva importante: “disponibilidade financeira”.
Juntando as informações, é possível afirmar com bastante convicção, que os militantes partidários ainda terão que trabalhar com dois cenários, nas articulações (sim, elas já são pensadas e até ensaios acontecem) para alianças visando a eleição municipal.
Há fortes indícios de que, com o recadastramento, e conforme os exemplos das comunas que já o experimentaram, haverá uma queda mínima de 10% no eleitorado. Bem mais que os 380 entre um mês e dois adiante. O que inviabilizaria a possibilidade de segundo turno. Mas também não pode ser descartada a possibilidade de tudo continuar como está e o crescimento vegetativo de eleitores seja suficiente para nova ultrapassagem dos 200 mil. E, com ele, uma configuração inédita na disputa local. A conferir.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.