BRASIL. Foram 3,7 mil os casamentos gays em 2013, na primeira vez que fato está nas estatísticas do IBGE
A maior parte dos casais homosessexuais que oficializaram sua união no ano passado era formada por pessoas solteiras. Mais entre os homens (82,3%) que entre as mulheres (75,5%). No caso feminino, o quarto restante continha pelo menos uma das cônjuges divorciada ou viúva. Esses são alguns dos dados da “Estatística de Registro Civil 2013”, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE – que pela primeira vez analisou as uniões homossexuais, que os cartórios passaram a ser obrigados a aceitar, por resolução do Conselho Nacional de Justiça.
O fato chama a atenção, pelo inusitado de comparecer na estatística, mas não é o único dado fornecido pelo levantamento. Que tem, por exemplo, informações como a que houve um aumento geral de apenas 1,1% no número total de casamentos (gays ou não). Mas não é pouca gente casando. Afinal, foi superior a 1 milhão a quantidade de formalização de uniões nos cartórios do País.
Quer saber mais, destas e outras informações? Vale conferir o extensor material produzido pelo G1, o portal de notícias das organizações Globo. A foto é de Tomaz Silva, da Agência Brasil. A seguir:
“Casamentos gays representam só 0,35% das uniões no Brasil, diz IBGE…
… Em 2013, ano em que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o país registrou 3.701 casamentos do tipo, apenas 0,35% do total. Deles, 52% foram entre mulheres e 48% entre homens. Os dados são das Estatísticas de Registro Civil 2013, divulgadas nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pela primeira vez o estudo analisou os números de casamentos gays no Brasil. Em 14 de maio de 2013, a resolução nº 175 do CNJ obrigou os cartórios a realizarem casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e também a converterem a união estável de gays e lésbicas em casamento. Antes, os cartórios poderiam se negar a fazer o casamento.
Segundo o levantamento, a maioria dos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo foram realizados no Sudeste (2.408) – sendo 80% da região em São Paulo. O estado é o que tem mais registros de casamentos gays no país (1.945), seguido do Rio de Janeiro (211) e Minas Gerais (209). No outro extremo está o Acre, com apenas um registro em todo o ano de 2013. Os sete estados da Região Norte juntos registraram 56 casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
A maioria dos casais homossexuais que oficializaram a união em 2013 era formada por pessoas solteiras – tantos entre homens (82,3%) quanto entre mulheres (75,5%). No casamento entre mulheres, 24,5% tinham pelo menos uma das cônjuges divorciada ou viúva – entre os homens essa proporção foi de 17,4%…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.