CidadaniaComportamento

BRASIL. Foram 3,7 mil os casamentos gays em 2013, na primeira vez que fato está nas estatísticas do IBGE

casamento gayA maior parte dos casais homosessexuais que oficializaram sua união no ano passado era formada por pessoas solteiras. Mais entre os homens (82,3%) que entre as mulheres (75,5%). No caso feminino, o quarto restante continha pelo menos uma das cônjuges divorciada ou viúva. Esses são alguns dos dados da “Estatística de Registro Civil 2013”, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE – que pela primeira vez analisou as uniões homossexuais, que os cartórios passaram a ser obrigados a aceitar, por resolução do Conselho Nacional de Justiça.

O fato chama a atenção, pelo inusitado de comparecer na estatística, mas não é o único dado fornecido pelo levantamento. Que tem, por exemplo, informações como a que houve um aumento geral de apenas 1,1% no número total de casamentos (gays ou não). Mas não é pouca gente casando. Afinal, foi superior a 1 milhão a quantidade de formalização de uniões nos cartórios do País.

Quer saber mais, destas e outras informações? Vale conferir o extensor material produzido pelo G1, o portal de notícias das organizações Globo. A foto é de Tomaz Silva, da Agência Brasil. A seguir:

Casamentos gays representam só 0,35% das uniões no Brasil, diz IBGE

Em 2013, ano em que uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que os cartórios realizassem a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o país registrou 3.701 casamentos do tipo, apenas 0,35% do total. Deles, 52% foram entre mulheres e 48% entre homens. Os dados são das Estatísticas de Registro Civil 2013, divulgadas nesta terça-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maioria dos casais homossexuais é formada por mulheres. E três quartos delas eram solteiras
Maioria dos casais homossexuais é formada por mulheres. E três quartos delas eram solteiras

Pela primeira vez o estudo analisou os números de casamentos gays no Brasil. Em 14 de maio de 2013, a resolução nº 175 do CNJ obrigou os cartórios a realizarem casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e também a converterem a união estável de gays e lésbicas em casamento. Antes, os cartórios poderiam se negar a fazer o casamento.

Segundo o levantamento, a maioria dos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo foram realizados no Sudeste (2.408) – sendo 80% da região em São Paulo. O estado é o que tem mais registros de casamentos gays no país (1.945), seguido do Rio de Janeiro (211) e Minas Gerais (209). No outro extremo está o Acre, com apenas um registro em todo o ano de 2013. Os sete estados da Região Norte juntos registraram 56 casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

A maioria dos casais homossexuais que oficializaram a união em 2013 era formada por pessoas solteiras – tantos entre homens (82,3%) quanto entre mulheres (75,5%). No casamento entre mulheres, 24,5% tinham pelo menos uma das cônjuges divorciada ou viúva – entre os homens essa proporção foi de 17,4%…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo