LUNETA ELETRÔNICA. “Nosso” Bolsonaro, choro do PSB, Vestibular, Pozzobom, IPVA, Feirão Natalino…
* O governador eleito José Ivo Sartori, ao convocar dois deputados do PP para compor no secretariado, faz com que a Assembleia também tenha o “nosso Jair Bolsonaro”.
* Alertado pelo leitor Bruno Menezes, em sua página no Feicebuqui, o editor foi conferir os videos do segundo suplente Marcel Van Hattem no iutubi. É incrível. A extrema-direita gaúcha não poderia estar “melhor” representada. Quem quiser que vá dar uma olhada.
* Na montagem do secretariado, além do PMDB, que por força da unidade necessária no parlamento, está abrindo mão de pastas de ponta, o choro maior é mesmo do PSB.
* Já há quem, nos bastidores, faça comparações com a aliança que vai até 31 de dezembro, com o PT de Tarso Genro. E o resultado é constrangedor, segundo um militante, para quem se esforçou tanto para eleger Sartori.
* Se, no próximo governo, os socialistas terão duas (talvez três) secretarias “menores”, com os petistas, além do vice-governador, tiveram a podero$a pa$ta de Infraestrutura.
* A depender do Boletim Legislativo 78/2014, que traz a Ordem do Dia, a sessão da Câmara desta terça só será “quente” se houver pronunciamentos fortes na Tribuna ou for acrescentado algum projeto de última hora.
* Afora moções, o único destaque, conforme o BL, é a Tribuna Livre. O líder comunitário Tito Rodrigues, do Km 3, que falará sobre “abandono dos bairros pelo poder público”.
* Já na Assembleia, ao que tudo indica, os deputados estão raspando o tacho, antes do recesso e no final da Legislatura. São 57 as MATÉRIAS aptas a ser votadas nesta semana, pelos parlamentares.
* A maior parte, 38, é de origem do Legislativo, incluindo três da Mesa Diretora. As demais, inclusive as que trancam a pauta, são do Executivo (17) e do Judiciário (duas).
* De todo modo, o que será ou não votado se decide no final da manhã desta terça-feira, na tradicional reunião entre os líderes de bancada e os integrantes da Mesa Diretora do parlamento gaúcho.
* O deputado Jorge Pozzobom foi o convidado da reunião almoço do Sindicato da Indústria da Construção Civil RS nesta segunda-feira.
* O líder do PSDB sugeriu, informa nota de sua assessoria, ao presidente do Sinduscon RS, Ricardo Antunes Sessegolo, e à diretoria, uma pauta de trabalho para todo o ano de 2015, a fim de atender demandas do setor.
* Os diretores da entidade apresentaram um balanço do momento enfrentado pelo setor, “com índices em queda, decorrente do momento de estagnação da economia brasileira”.
* Pozzobom, por sua vez, comprometeu-se com o Sindicato para articular junto a equipe do próximo governo a fim de atender reivindicações do setor, como a desburocratização na liberação de projetos e obras.
* O Vestibular da UFSM, encerrado domingo, teve sete recursos de candidatos, referentes às provas do Processo Seletivo Seriado e Único.
* Segundo a Coperves, para o PSU foram encaminhados seis recursos (três para a prova de Geografia, e os outros para História, Artes e Física). O sétimo foi encaminhado para a prova de Química.
* Após analisar, a banca que elaborou as provas manifestou-se contrária à anulação das questões e os pareceres estão sendo enviados aos candidatos que recorreram.
* Começa nesta quarta-feira o prazo para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015. O contribuinte que fizer a opção de quitação antecipada receberá descontos totais que variam entre 9,7% e 27,27%.
* O desconto mínimo é de 3%, concedido a quem pagar o IPVA até dia 2 de janeiro, somados à Unidade de Padrão Fiscal (UPF) de 2014, cuja atualização será de 6,7%.
* O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.
* Já os condutores que não receberam multas há dois anos terão dedução de 15% – para quem não foi multado há um ano, o índice é 10%. Quer saber quanto vai pagar? CliqueAQUI.
* Desde esta segunda, até sexta-feira, acontece em dois locais, Rua 24 Horas e Praça Saturnino de Britto, mais uma edição do Feirão Natalino. O horário para o consumidor é das 8 da manhã às 7 da noite.
* Estão disponíveis, entre outros, produtos coloniais, da agroindústria familiar e grande variedade de produtos da Economia Solidária. A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e grupos Associados.
Tirando o PMDB, as secretarias aparentemente foram distribuídas conforme a estrutura de cada partido (militantes, filiados, diretórios). Tucanos, por exemplo, ganharam só minas e energia.
Se o PSB tivesse apoiado Tarso, o modesto, mais provável é que não teria secretaria nenhuma.
Graças a Tarso, o intelectual, não sabemos quanto dinheiro tocará para cada secretaria, a realidade das finanças só ano que vem. E a infraestrutura? Cite de cabeça 5 grandes realizações na infraestrutura promovidas por Tarso, o intelectual.