CÂMARA. Mesa Diretora visita prefeito Schirmer
POR MAIQUEL ROSAURO
A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores visitou o prefeito Cezar Schirmer nesta quarta (14). Diversos temas foram debatidos no encontro, entre eles, a reavaliação do Plano Diretor. Confira na matéria de André Campos e Victor Carloto, da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Prefeito recebe visita de cortesia da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores
O prefeito Cezar Schirmer recebeu visita de cortesia da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, liderada pelo presidente recém-eleito Sérgio Roberto Cechin, integrante da bancada do PP, mesmo partido do vice-prefeito, José Haidar Farret. O experiente parlamentar reconheceu no chefe do Executivo uma postura institucional de independência e harmonia entre os poderes. “O prefeito Cezar Schirmer nunca interveio no Legislativo e ele está corretíssimo. Os dois poderes têm de ser independentes, mas tem de ser parceiros. E a Câmara quer ser parceira da Prefeitura”, disse.
O novo presidente relatou os procedimentos em curso para a obra do novo prédio da Câmara de Vereadores, dependendo de licitação para contratar uma empresa para emissão de laudo técnico de viabilidade estrutural.
Os integrantes da Mesa também expuseram projetos como eventos em conjunto que repercutem na comunidade e a projeção de comemorar os 25 anos da Constituição Municipal.
Outro tema, sensível, sobre uma possível reavaliação do Plano Diretor, que demanda além dos poderes constitucionais também a representação de segmentos da sociedade em audiências públicas.
O prefeito Schirmer comentou, de sua parte, do rol de projetos que pretende encaminhar à Câmara de Vereadores: Projeto de Lei (PL) que altera o limite urbano da cidade, no qual, por exemplo, o Passo das Tropas passaria a ser considerada área urbana; também nesse projeto, um debate sobre as margens das rodovias da cidade em relação a instalações de unidades empresariais e a contrapartida de logística que a cidade pode oferecer. Outro PL seria para discutir o Fundo de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura (LIC). De outra parte o Executivo também pretende encaminhar um PL para delimitar e regulamentar o Centro Histórico de Santa Maria e, finalmente, um PL para definir o Hospital da Unifra.
De maneira informal os vereadores ainda conversaram com o prefeito sobre questões pontuais de demandas em serviços públicos do Executivo que repercutem em seus gabinetes legislativos.
É de assustar.
Guardem na lembrança esse momento. Histórico para Santa Maria. As forças vivas reunidas para,definitavamente mudar os rumos da nossa cidade. Com esse monte de PLs ninguém pode reclamar. Talvez o pessoal do Passo das tropas;tô desconfiado que vão aumentar seus iPtus…