Eleições 2012PartidosPolítica

NÃO CUSTA LEMBRAR. Em 3 anos, quanta diferença

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 31 de janeiro de 2012, terça:

ELEIÇÕES 2012. PT começa por Camobi caminhada para evitar vexame igual ao de 1992

Ninguém assume isso. Nem reservada, quanto mais publicamente. Mas há o temor latente no PT santa-mariense de uma repetição do vexame eleitoral experimentado em 1992. Na época, o franco favorito, candidato a reeleição, José Haidar Farret, do PDS, se deu ao luxo de formar chapa “pura”, com um vice também pedessista, o atual vereador Sérgio Cechin, e deu de relho em todos os adversários. A soma de votos dos oponentes beirou os 48 mil votos, contra 64 mil de Farret.

Olha só a curiosidade: os principais protagonistas de hoje, no governo (PMDB) e na oposição (PT) concorreram juntos, na dobradinha formada pelo então petista Marcos Rolim e a peemedebista Irma Agostini. Obtiveram 29,6 mil votos. E o terceiro lugar coube ao pedetista José Antônio Fernandes, em coligação com o PTB. Que viria a eleger Osvaldo Nascimento quatro anos depois, em aliança com o então PFL, e vencendo a dupla Renan Kurtz (PDT)/Paulo Pimenta(PT) – mas num resultado bem mais ajustado.

O fato é que 1992 representou um fiasco petista, que melhoraria seu desempenho na eleição seguinte e acabaria por eleger (e reeleger) Valdeci Oliveira, no início desse milênio.

Mas… Mas… Mas o realidade é que, agora, embora tenha três nomes com densidade eleitoral, o partido do Cara, em Santa Maria, parte para um vôo cego. Terá que, em 13 encontros regionais marcados para acontecer até meados de março, encontrar uma alternativa ao trio

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI  

PASSADOS EXATAMENTE TRÊS  ANOS da publicação da nota, há uma situação igual no PT, com seus três líderes principais. No entanto, há também uma grande diferença: um deles, já se sabe, não será candidato. Porque, embora importante, não tem nem perto da maioria do apoio dos filiados. E até poderá sair, embora o esforço para mantê-lo. Repetirá o petismo o que ocorreu em 2012? Não fez fiasco. Este foi evitado. Mas perdeu. E agora?

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo