Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CongressoTrabalho

APOSENTADOS. Eles querem aumento igual ao do salário mínimo. Nem isso é garantido

Protesto de aposentados. É pouco provável uma invasão à Câmara. Mas que ele estão brabos, não há dúvida
Protesto de aposentados. É pouco provável uma invasão à Câmara. Mas que ele estão brabos, não há dúvida

Não se está falando aqui do fim do fator previdenciário – uma invenção de Fernando Henrique Cardoso e que Lula manteve e que, na prática, levou a aumentos diferenciados (e menores) para aposentados em relação ao salário mínimo. Essa é uma discussão que ainda vai longe, pode-se concluir facilmente.

Mas o que está em jogo agora, nesta mesma semana, é a proposta do governo (e que foi aceita pelas centrais sindicais, mas encontra forte oposição em alguns setores) e que garante aumento igual para o salário mínimo e aos aposentados.

Há controvérsias e polêmicas interessantes acerca do projeto que está em vias de ser votado pelos deputados. Para saber mais, acompanhe reportagem distribuída pela Agência Câmara de Notícias. O texto é de Janary Júnior. A seguir:

Plenário deve votar regras para reajuste de aposentadorias

O Plenário da Câmara vai realizar uma sessão na próxima quarta-feira (4) para votar a emenda do Senado ao Projeto de Lei 1/07, que garante a todos os benefícios mantidos pela Previdência Social o mesmo aumento concedido ao salário mínimo. A regra também beneficia os 8,1 milhões de aposentados e pensionistas que ganham acima do mínimo. A proposta é a mais polêmica da semana e foi pautada pelo presidente Michel Temer.

A emenda recebeu parecer favorável da comissão especial que analisou a matéria. Desde junho, o governo tenta negociar com representantes dos aposentados uma proposta alternativa, mas até agora não houve acordo. Para o Executivo, o reajuste unificado pode comprometer as contas da Previdência nos próximos anos.

Já o movimento dos aposentados alega que no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva os reajustes do salário mínimo somaram 90,21%, incluindo este ano, enquanto que os das aposentadorias acima do piso subiram apenas 49,82%. A emenda do Senado, segundo o movimento, recuperaria o poder de compra dos aposentados e pensionistas, com o primeiro reajuste sendo concedido já em 2010…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Câmara de Notícias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo