Economia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA. 38º Romaria da Terra ocorre nesta terça-feira (17). Tema será sucessão rural familiar

POR MAIQUEL ROSAURO

A 38º Romaria da Terra será realizada nesta terça-feira (17), em David Canabarro-RS. O tema do evento é uma das principais preocupações do homem do campo: sucessão rural familiar. Saiba mais abaixo, no artigo da irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança / Cooesperança:

38º Romaria da Terra – por irmã Lourdes Dill

38º Romaria da TerraNo dia 17 de fevereiro de 2015, dia do Carnaval, realizar-se-á a 38ª Romaria da Terra em David Canabarro, Arquidiocese de Passo Fundo. O Tema: Sucessão Rural Familiar, Políticas Públicas e Sustentabilidade Social e o Lema: “Eu darei esta Terra à sua descendência” (Gênesis 12,7). Esta Romaria já na sua 38ª edição é uma agenda profética para quem opta por um carnaval diferente, cuja agenda é organizada pela Comissão Pastoral da Terra do RS, CNBB Sul 3 e Arquidiocese de Passo Fundo, com as demais lideranças das Dioceses Gaúchas. Este é um encontro de militantes e agentes comprometidos com as causas sociais e na perspectiva da distribuição justa e o cuidado com a Mãe Terra. Deus nos deixou gratuitamente os grandes Patrimônios da Humanidade: Terra, Água, Sementes, o Ar e os Frutos do cultivo justo da Terra. A Igreja peregrina, segue este dom de Deus, que é a terra para habitar em nossa casa comum, para plantar, produzir, cultivar, colher e repartir os bens produzidos com sustentabilidade. Romaria, tem marca da consciência de uma Fé madura, engajada, comprometida, com o compromisso fiel da transformação social.

Portanto, a terra é “um bem emprestado”. Como inquilinos deste espaço não podemos devolvê-lo ao Deus criador, estragado, destruído, explorado e sim cultivado com todo respeito e cuidado. “A terra não pode ser transformada em simples mercadoria para produzir lucro, através da especulação ou da exploração do trabalho”. (CNBB, A Igreja e a Questão Agrária no século XXI, nº 89).

A Romaria da Terra é uma denúncia a esta compreensão errada e enganosa da posse do uso e administração da Mãe Terra. Esta edição de nº 38 de Romaria da Terra é sem dúvida uma especial oportunidade para os que acreditam e participam desta valiosa peregrinação. Da nossa Arquidiocese de Santa Maria, seremos em torno de 300 Romeiros com 08 ônibus das Paróquias e Comunidades. Abençoada Romaria para todos os Romeiros e o nosso respeito e cuidado com a Mãe Terra, “Casa Comum” de toda humanidade peregrina neste chão abençoado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo