EconomiaSanta Maria

INOVAÇÃO. Comitê de Emprendedorismo reúne voluntários para fazer seu planejamento estratégico

Grupo discutiu uma série de preceitos, entre eles ações objetivas a ser implementadas
Grupo discutiu uma série de preceitos, entre eles ações objetivas a ser implementadas

Um encontro na manhã deste sábado, no auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial, serviu de ponto de partida para a elaboração do planejamento estratégico do Comitê de Empreendedorismo e Inovação de Santa Maria.

A reunião foi coordenada pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), cuja assessoria de comunicação produziu e distribuiu o relato a seguir. O texto e a foto são de Marielle Flôres. Acompanhe:

Comitê de Empreendedorismo e Inovação reúne voluntários para elaboração de seu Planejamento Estratégico

Na manhã deste sábado, 28, um grupo de voluntários participou da reunião do Comitê de Empreendedorismo e Inovação, no Auditório do Centro de Desenvolvimento Empresarial. Fundado em setembro de 2005, o CEI retoma suas atividades para cumprir a missão proposta, ainda naquele ano, visando fomentar a cultura de empreender e inovar, contribuindo com o desenvolvimento sustentável de Santa Maria e região.

No encontro coordenado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, através do Grupo de Trabalho de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia do Movimento A Santa Maria que Queremos, os participantes realizaramum diagnóstico do setor através da aplicação da Matriz FOFA.

Com a orientação e apoio do Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, os voluntários foram divididos em quatro grupos e iniciaram o trabalho de diagnóstico através da metodologia proposta. Com as equipes divididas, os integrantes do CEI identificaram as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças para o Comitê de Empreendedorismo e Inovação no município.

Ao fim desta etapa, os grupos realizaram a priorização das ações e identificaram algumas estratégias e formas de potencializar as forças, aproveitar as oportunidades, neutralizar as fraquezas e combater as ameaças. Confira algumas das ações propostas e que serão priorizadas no próximo encontro:

Ações – Forças: Definir agenda de atividades para o CEI; Ampliar as ações de articulação na busca de mais entidades que possam contribuir com o CEI: buscar a ampliação da participação das empresas juniores no CEI, atrair representantes do sistema educacional fundamental e médio (para ampliação da educação empreendedora), atrair, motivar e comprometer as entidades no processo; e ampliar a diversidade de integrantes do CEI […]

Ações – Fraquezas: Estruturar o sistema de gestão do CEI (para PDCA) – Planejar, Executar, Controlar, Avaliar; retomada das reuniões periódicas do CEI; criar sistema de indicadores: ações, entidades participantes, quais resultados; criar plano de comunicação das ações do CEI (e das instituições que o compõe): criar/atualizar material de divulgação do CEI (histórico e principais ações), criação de newsletter, criar informativo com resumo dos encontros e reuniões às instituições e integrantes (não somente aos representantes que participaram do momento) […]

Ações – Oportunidades: Desenvolver ações de sensibilização e formação de ambientes de inovação e empreendedorismo (eventos, palestras, reuniões, oficinas…); mapear e apoiar eventos sobre EIT na região; contribuir com a consolidação dos novos eixos de desenvolvimento econômico […]

Ações – Ameaças: Trabalhar a Cultura Empreendedora na Educação Básica; trabalhar diretamente com as direções de escolas; incentivar, junto às instituições de ensino, a realização de estágios em empresas locais.

Para o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, que participou do processo de fundação do Comitê de Empreendedorismo e Inovação, esta ação reforça a vocação empreendedora de Santa Maria e desperta o espírito inovador essencial ao desenvolvimento do município:

– A atividade de hoje marca um momento importante de retomada das ações estratégicas do CEI que visa, entre outros objetivos, disseminar a cultura empreendedora e inovadora na educação em todos os seus níveis e multiplicar esforços em busca de um município unido pelo bem comum, inovador, próspero e sustentável.”

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo