POR MAIQUEL ROSAURO
* Abre hoje o período de inscrições do Concurso Público para Professor Adjunto e Professor Assistente, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O processo encerra-se em 10 de março.
* São oferecidas 9 vagas, sendo que 3 vagas são para Professor Assistente A e 6 vagas são para Professor Adjunto A. As vagas são para o campus de Santa Maria.
* As informações sobre as Áreas do Concurso, Departamentos, número de vagas, regime de trabalho, remuneração, exigências complementares, e sobre a documentação necessária para inscrição, encontram-se disponíveis no Edital N. 009/2015, publicado na página da UFSM, em “Editais” ou AQUI.
* O Senado deve eleger nesta semana os presidentes e vices de suas 12 comissões permanentes. A expectativa é de que seja respeitado o princípio da proporcionalidade e que a escolha aconteça de acordo com o número de senadores de cada partido. Desta forma, o PMDB (18 senadores) tem o direito da primeira escolha, seguido do PT (14 senadores) e do PSDB (11 senadores).
* O Partido dos Trabalhadores deve presidir duas comissões: a de Assuntos Econômicos (CAE) e a de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que foi indicado por unanimidade pelo seu partido para a presidência desta última.
* O PT ainda não definiu a indicação para a CAE. Dois senadores estão na disputa: Delcídio do Amaral (MS) e Gleisi Hoffmann (PR). A definição, segundo Paim, deve sair hoje (9).
* As vendas de dólares no mercado futuro para segurar a cotação da moeda fizeram a dívida interna vinculada ao câmbio encerrar 2014 no maior nível da história. A dívida mobiliária (em títulos) interna corrigida por moedas estrangeiras somou R$ 297,91 bilhões em dezembro.
* Apesar da alta em valores absolutos, a fatia do câmbio na dívida interna caiu levemente em termos percentuais, de 13,74% em novembro para 13,64% em janeiro.
* Neste mês de fevereiro, o Cineclube Lanterninha Aurélio dedica um Ciclo ao cineasta Ingmar Bergman. Para dar continuidade as sessões, será exibido nesta segunda (9), às 18h, no Auditório da CESMA, o longa “Gritos e Sussurros”.
* Obra de um autor maduro, o roteiro se apropria do universo das peças de Tchecov, em especial Tio Vânia, destrinchando o complexo universo das relações humanas, principalmente aquelas sustentadas por frágeis laços familiares. O olhar desafiador é herança não apenas de Tchekov, mas também de Ibsen, autor favorito e referência em todos os roteiros bergmanianos.
* Foi o próprio Ingmar Bergman quem definiu Gritos e Sussurros como um filme que se aproxima mais de um estado de alma do que propriamente de uma história a ser narrada dentro dos princípios básicos do cinema. Deixar transparecer o que se oculta sobre as formalidades das relações humanas é o objetivo dessa obra reveladora. Não que a trama envolvendo a agonia de uma mulher em estado terminal e de suas duas irmãs seja irrelevante. Muito pelo contrário. É no limiar da vida que Bergman percebe o momento das grandes revelações, aquelas abafadas pela moral, pelos costumes e pela religião.
* A sessão inicia às 18h, na Cesma (Rua Professor Braga, 55). A entrada é franca.
Dívida mobiliária do dólar perto de 50% das reservas diga-se de passagem.