Artigos

Campus, nossa maior atração turística – por Carlos Costabeber

Recentemente fui consultado por uma comitiva de oficiais estrangeiros que vieram conhecer a 3ª. DE, sobre a possibilidade de uma visita guiada ao Campus da UFSM. Claro que “paguei o maior mico”, pois esse, infelizmente, não é um serviço disponibilizado pela Universidade.

Puxa vida! O maior orgulho de Santa Maria é a sua Universidade Federal; só que não a exploramos como uma atração turística. A Cidade Universitária tem muito a oferecer para os nossos visitantes, e mesmo assim, incrivelmente, ninguém se deu conta dessa grande oportunidade.

Depois de muitos investimentos em infraestrutura, o Campus se tornou uma cidade de 1º mundo. A começar pela Av. Roraima, toda repaginada, cuidada, com um belíssimo calçadão, ciclovia, iluminação e paisagismo. Aliás, a população de Camobi é privilegiada, pois dispõe de um espaço maravilhoso para relaxar, caminhar ou andar de bicicleta. Particularmente, adoro fazer as minhas caminhadas naquele espaço.

Urge, pois, que o Reitor Paulo Burmann tome a iniciativa em criar um serviço de visita guiada, chamando como parceiros, a Secretaria de Turismo do Município, a AHTURR, e os cursos de Turismo da UFSM e da Unifra. Todos sairão ganhando, principalmente a cidade, que poderá mostrar o seu maior orgulho a milhares de visitantes.

No entanto, a UFSM deve providenciar de imediato a instalação de placas indicativas em todo o Campus. É incrível como se gastou (e se gasta) milhões de reais em obras e uma coisa tão simples como a sinalização caiu no esquecimento. Para os visitantes, deve ser uma tortura encontrar o seu destino dentro do Campus, pelo seu tamanho e quantidade de prédios existentes. Um verdadeiro absurdo, que deve ser corrigido de imediato.

Outra providência é a canalização da sanga (superpoluída) que corre justamente na entrada do Campus. Além da falta de um sistema de coleta de esgoto em toda a Cidade Universitária (obra do descaso nesses 54 anos de existência), existe essa sanga, dando “as boas vindas” aos visitantes.

Está lançado o desafio! Temos uma verdadeira joia a ser mostrada para os turistas! Os parques e alamedas do Campus já são o ponto preferido para o lazer dos santa-marienes; uma cidade sem locais apropriados para o lazer da população.

Precisamos mostrar ao Mundo, o mundo que é a nossa Cidade Universitária.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A UFSM é lugar de estudar, não de turismo. O campus já não comporta seus próprios estudantes e os milhares de carros durante os dias letivos, é um movimento absurdo, trânsito, engarrafamento, e ainda tem o HUSM que deve ser privado de barulhos externos. Já não basta o pessoal que vai nos finais de semana para lá para tomar um chimarrão e brincar com as suas crianças, o que acaba desgastando a estrutura com lixos e poluição sonora.

    Santa Maria deve procurar outras formas de turismo. A UFSM por mais bela que seja, não pode servir para este fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo