Em função dos últimos acontecimentos e também, pensa o editor, por conta da manifestação prometida e organizada para domingo, pela oposição – com o apoio oficial de pelo menos um partido, o PSDB, os petistas de Santa Maria estão se manifestando, via nota oficial da Executiva do Partido. Acompanhe o texto que chegou à mídia agora à tarde:
“NOTA À IMPRENSA – EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DA PETROBRAS
O Partido dos Trabalhadores de Santa Maria repudia com veemência toda e qualquer tentativa de rompimento da normalidade democrática do país, expressas hoje em iniciativas que visam a deslegitimação do mandato da presidenta Dilma Roussef, legitimamente conquistado nas eleições de outubro passado, assim como na ridícula campanha que prega o impeachment da nossa presidenta.
Ao mesmo tempo que reconhece o direito à livre manifestação de pensamento de todos os segmentos da sociedade brasileira, o Partido dos Trabalhadores mantém-se alerta para responder no terreno da política a tais manifestações, principalmente quando estas visem a ruptura do estado de direito e da democracia.
É sabido de todos que a oposição, capitaneada pelo bloco PSDB/Dem/PPS e incensada por setores monopolistas da grande imprensa, ainda não se conformou com a derrota eleitoral do final do ano passado, aliás a quarta derrota em nível nacional nos últimos 12 anos, e desde então não tem dado trégua ao governo.
Essa cruzada oposicionista começou no dia seguinte ao anúncio do resultado do pleito, com o pedido de auditagem das urnas eleitorais, como a quererem colocar sob suspeição a legitimidade da votação vitoriosa. E seguiu-se com a tentativa de desqualificação da maioria dos eleitores brasileiros, taxando-os de burros, por serem pobres e pouco instruídos, nas palavras do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, conhecido também como o “príncipe da privataria tucana”.
Com este mesmo sentido – deslegitimar o governo federal -, foi o açodado parecer de Ivis Gandra Martins defendendo a admissibilidade de um futuro pedido de impeachment da presidenta, por conta dos atos de corrupção na Petrobras (açodado porque sequer esperou o resultado das investigações que acabaram isentando a presidenta de qualquer responsabilidade). Aliás o que também acabou desmentindo a criminosa capa da revista Veja, às vésperas do segundo turno da eleição presidencial, acusando Dilma e Lula de estarem inteirados do esquema corrupto na empresa, perpetrado por altos funcionários, políticos de diversos partidos e grandes empresários.
Mas o povo brasileiro e suas entidades de representação, federações, sindicatos, associações, conhece bem esta forma de agir dos inimigos da democracia, foi assim com Getúio Vargas, com a tentativa de impedir a posse de Jucelino Kubicheck e com o golpe militar de 64, quando depuseram João Goulart, também legitimamente eleito.
Por fim, o Partido dos Trabalhadores repudia todas as iniciativas de rapinagem do patrimônio da Petrobrás, seja através de corrupção, seja através da não mais disfarçada vontade oposicionista de privatização da empresa. Defendemos a responsabilização de todos os que cometeram atos ilícitos na gerência dos negócios da empresa, mas sobretudo defendemos a manutenção de seu caráter estatal, portanto nacional, pois o que verdadeiramente está em jogo é quem irá usufruir as riquezas descobertas no Pré-Sal: o povo brasileiro, com investimentos maciços em educação e no desenvolvimento econômico do país, ou as grandes multinacionais do petróleo.
Conclamamos a todos a cerrarem fileiras na luta em defesa da DEMOCRACIA e da PETROBRAS.
Executiva do Partido dos Trabalhadores de Santa Maria”
A nota, como não poderia deixar de ser, é um amontoado de petices.