EstadoMeio Ambiente

AMBIENTE. Sai a lista oficial e a flora do Estado tem nada menos que 804 espécies ameaçadas de extinção

Você já leu aqui mesmo, em meados de novembro, que havia uma lista de 1.245 espécies analisadas por quase 80 especialistas vinculados a 27 diferentes instituições. Mais, segundo a NOTÍCIA de então, o resultado parcial havia passado por consulta pública.

Pois, agora, está oficializado o número de espécies da flora do Rio Grande ameaçada de extinção. Elas estão divididas em três categorias: “vulnerável, em perigo e criticamente em perigo”, como você confere a seguir, no material distribuído pela assessoria de imprensa do Governo do Estado:

Homologada a nova lista da flora gaúcha ameaçada de extinção

O Rio Grande do Sul conta oficialmente com 804 espécies de sua flora ameaçada de extinção. É o que indica a Reavaliação da Lista da Flora Ameaçada de Extinção do RS, trabalho coordenado pela Fundação Zoobotânica (FZB) com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), cuja versão final, que pode ser acessada nos arquivos anexados abaixo, foi homologada por portaria no dia 2 de dezembro.

A lista substitui a listagem de espécies ameaçadas elaborada em 2002. Segundo informação da FZB, 1.245 espécies foram analisadas por 77 especialistas vinculados a 27 instituições.

O resultado parcial passou por uma consulta pública entre agosto e setembro, culminando as 804 espécies enquadradas em uma das três categorias de ameaça: vulnerável; em perigo; e criticamente em perigo.

A Reavaliação da Lista de Espécies da Flora Ameaçada de Extinção garante qualidade para a gestão ambiental do Estado, indicando as fragilidades do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a necessidade de políticas públicas para conservar, através do licenciamento, a flora nativa estadual.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, E ACESSAR OS LINQUES COM A LISTAGEM COMPLETA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo