Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quinta, as chances de mais uma bancada forte na Câmara. Ah, e o Maciel

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quinta-feira, 9 de abril, no jornal A Razão:

Plenário da Câmara com 3ª forte bancada? Quem sabe... (foto Renata Grzegorek/AICV)
Plenário da Câmara com 3ª forte bancada? Quem sabe… (foto Renata Grzegorek/AICV)

Fusão PTB/DEM e o que mudaria aqui

Mesmo à revelia de alguns líderes, o principal deles o demista Ronaldo Caiado, avança a negociação que pode redundar na união entre PTB e DEM e, dela, resultar novo partido ainda sem nome e sigla definidos.

Ocorrendo o acordo, haveria significativa mudança em Santa Maria. Aqui, por força da aliança com o PDT em 2012, o DEM tem dois vereadores. O mesmo acontece com o PTB, que conquistou também duas vagas na Câmara.

Resultado? Confirmada a união, mesmo que de cima para baixo, o fato é que a nova agremiação teria quatro edis e seria protagonista, com bancada igual a de PMDB e PT e superior ao PP, que tem três cadeiras.

E daí? Daí que seria força cobiçada tanto pelo governo quanto pela oposição, em 2016. Convenhamos, não é pouca coisa. Isso, claro, se algum dos quatro de hoje (Dr Tavores, Manoel Badke, Ovídio Mayer e Dra Deili) não resolver aproveitar a brecha legal e se mandar. Mas isso já e outra história.

SAÚDE

PROTAGONISMO DO FORUM DE ENTIDADES

O Fórum de Entidades Empresariais, que já se mobilizou por outras causas, entre as quais a duplicação da RS 509, está entrando noutra, com força. Durante duas semanas consecutivas, a reunião do FEE teve como mote principal a saúde, particularmente a necessidade que seus integrantes constataram de credenciar o Complexo Hospitalar Dr Astrogildo de Azevedo para mais serviços de alta complexidade via Sistema Único de Saúde.

SAÚDE (2)

FÓRUM QUER QUE TODOS SE ENGAGEM

Com 27 anos e cerca de 25 organizações atuantes, o Fórum de Entidades quer que as “forças vivas” entrem na luta que pode melhorar o atendimento SUS na cidade. Na próxima segunda, nova reunião tratará do tema.

CÂMARA

COMO ASSIM, APURAR CONDUTA DE MACIEL?

Vereadores da Constituição e Justiça, Ética e Decoro Parlamentar cogitam (do contrário, não pediriam parecer da Procuradoria), após ter recebido cópia do inquérito, instalar subcomissão de ética para apurar a conduta de João Carlos Maciel (PMDB). Tudo por conta da investigação de que ele é alvo, pela Polícia Federal. A questão: isso é motivo?

CÂMARA

EM CASO ANTERIOR, NENHUMA AVALIAÇÃO

Vamos combinar, com todo o respeito aos edis, que seguem o rito: há algo errado. Se o caso atual é para a subcomissão de Ética, por que não houve idêntica apuração em episódios anteriores? Num, inclusive, João Carlos Maciel foi condenado em primeira instância. E ninguém cogitou apurar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo