AssembleiaCongressoEconomiaEducaçãoEstadoInfânciaJudiciárioMemóriaPartidosPolíticaSanta MariaTrabalhoTragédia

LUNETA ELETRÔNICA. Kiss com energia, a perda de Olivo, Marta sai do PT, Valdeci, Marchezan, Pozzobom

* Pelo menos de um problema, a Tenda da Vigília – que reúne familiares de vítimas e sobreviventes da Kiss – não padece mais.

* Informação repassada ao editor pelo presidente da AVTSM, Sérgio Silva, dá conta que, diante da inexistência de um acordo com as autoridades públicas, a energia foi recolocada pela concessionária, em nome de Flávio Silva, do Movimento do Luto à Luta.

* Além do próprio Flávio Silva, o custo da energia é dividido entre os familiares que estão sempre ocupando a Tenda da Vigília.

* Deve ser cremado na tarde desta quarta-feira o corpo do empresário Olivo Berleze, que morreu nesta terça, após 10 dia de internação no Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo, em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

* A perda de Berleze, aos 87 anos, foi bastante lamentada por setores representativos da comunidade, especialmente na área empresarial.

* Além de participar de entidades de classe, o empresário foi um dos idealizadores da Amostrisma, no final dos anos 70. A feira foi o embrião da Feisma, hoje o maior evento econômico de Santa Maria.

Valdeci (E): audiência sem data. Depende da agenda do secretário (foto Tiago Machado)
Valdeci (E): audiência sem data. Depende da agenda do secretário (foto Tiago Machado)

* Na reunião da Comissão de Educação da Assembleia desta terça, o deputado Valdeci Oliveira voltou a cobrar explicações sobre o concurso dos servidores de escola.

* O certame ainda não teve a classificação divulgada, apesar do edital prever 31 de março para publicação. Valdeci já aprovou a realização de audiência pública, mas a data depende da agenda do secretário de Educação, Vieira da Conha, que prometeu comparecer.

* “Está faltando transparência e respeito dos gestores com os concursados. Houve confirmação da presença do secretário em duas ocasiões, mas acabou não ocorrendo”, disse Valdeci.

* O presidente da Comissão de Educação, Gilberto Capoani, assegurou a Valdeci a presença do secretário na próxima reunião do órgão, prevista para a próxima terça (5 de maio). Valdeci concordou em aguardar pela última vez.

luneta Marchezan* Por iniciativa de  Marchezan Jr (foto ao lado), a Câmara dos Deputados realizou nesta terça sessão solene em homenagem ao Dia da Liberdade de Imprensa, festejado mundialmente em 3 de maio.

* “Esta sessão solene constitui, ao mesmo tempo, uma celebração e um brado de alerta”. “Celebração porque estamos destacando a liberdade de imprensa, indispensável à democracia, os avanços da compreensão da sociedade brasileira e mundial da sua importância”, disse.

* Mas acrescentou: “também o alerta, porque em vários países, inclusive o nosso, permanecem ativos os que procuram a todo o custo golpear esse direito e, se possível, extingui-lo”.

*  Foi aprovado na sessão da Comissão de Constituição e Justiça da AL, nesta terça,  o relatório do  líder da Bancada do PSDB, Jorge Pozzobom, ao projeto de lei 52/2014, do Poder Judiciário, que constitui a Autoridade Central Estadual para fins de adoção.

* O parecer foi acolhido por unanimidade. O órgão será composto por seis membros cujos mandatos não serão remunerados.

* Os integrantes serão o corregedor-geral da Justiça, um juiz-corregedor, dois desembargadores, um membro do Ministério Público atuante no 2º grau e um membro da Defensoria Pública atuante no 2º grau.

luneta pozzobom* Pozzobom (foto ao lado) destacou que além de ser uma proposta que atende as exigências de constitucionalidade, legalidade e juridicidade, a proposta também tem um caráter social.

* “ A Autoridade Central Estadual para fins de adoção constitui serviço público relevante e prioritário, com atribuições legais necessárias à tarefa de aprimorar a estrutura do Judiciário na área da Infância e Juventude”, disse o deputado.

* “Hoje, quando falamos em adoção, o RS está atrás de outros Estados do país. Por isto, sem sombra de dúvidas este órgão será um importante instrumento”, afirmou.

* Confirmou-se, nesta terça, o que já era dado como certo há algum tempo: a senadora Marta Suplicy anunciou sua saída do Partido dos Trabalhadores, legenda que ajudou a fundar em São Paulo há cerca de 30 anos.

* Ex-ministra do Turismo, no governo Lula, e da Cultura, na gestão Dilma Rousseff, Marta divulgou a decisão por meio de um filme de 43 segundos.

* Curiosamente, trata-se do mesmo número de urna do PSB, partido que deve ser o próximo a abrigar a parlamentar paulista, e pelo qual, diz-se, deverá concorrer à Prefeitura de São Paulo, no próximo ano.

* Acredita-se que o PT tentará, na Justiça, retomar a cadeira de senadora de Marta Suplicy, invocando a legislação que veda a troca de partido em meio ao mandato.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo