PartidosPolítica

PARTIDOS. Para ex-governador Tarso, o PT está em momento de “novo recomeço”. Ou a caminho do fim

No programa, Tarso Genro defendeu que o PT precisa fazer as pazes com a sociedade civil
No programa, Tarso Genro defendeu que o PT precisa fazer as pazes com a sociedade civil

A diferença fundamental entre o ex-governador gaúcho Tarso Genro e outros petistas ilustres inconformados com as decisões e posturas da direção partidária nacional, é que ele, em momento algum, fala em sair do Partido. Antes, prefere a disputa interna das ideias. Resumindo: parece claro que não se deva esperar dele a mesma postura da senadora Marta Suplicy, que fala abertamente em sair, nem do senador Paulo Paim – que se não fala, deixa circular a possibilidade de retirada.

Agora, Tarso não tem se furtado ao confronto. Como aconteceu em programa transmitido pelo canal fechado Globo News e que é objeto de reportagem publicada no jornal eletrônico Sul21. A foto é de Arquivo. Vale acompanhar, a seguir:

O PT está em um novo recomeço ou está no fim”, diz Tarso

Depois de utilizar sua conta no twitter para dar sinais de insatisfação com a condução política e econômica do Governo Dilma, Tarso Genro expôs, claramente, suas críticas durante entrevista ao programa Diálogos, apresentado pelo jornalista Mário Sérgio Conti na Globo News. Mesmo ressaltando sua fidelidade ao PT e afirmando que “o país estaria em uma situação bem pior se Dilma não fosse a presidenta”, o ex-governador do Rio Grande do Sul não poupou críticas aos correligionários que estão na administração e na direção partidária.

“O PT está em uma situação extremamente difícil. Ele tem pouca influência sobre o governo e esgotou seu debate interno, o debate interno não flui mais”, afirmou ao destacar que o partido fez um pacto de estabilidade pra “sobreviver na crise”. Sobre o futuro, Tarso disse que só sabe que o PT não está no meio: “ou está num novo recomeço, ou está no fim”.

Perguntado sobre o que precisa ser feito para que a sigla consiga superar a crise, o ex-ministro de Lula defendeu a organização de um movimento “de fora pra dentro”. “O PT tem que fazer as pazes com a sociedade civil, petista, democrática, de esquerda e não partidária também. Tem que ouvir intelectuais, empresários democráticos, ouvir militantes sociais e os novos movimentos sociais que surgem e trazer pra dentro dele uma dialética inovadora”.

Os exemplos citados foram a Frente Ampla do Uruguai e o recente processo de renovação do Partido Socialista de Portugal que definiu a escolha de seu presidente em uma votação que contou também com a participação de simpatizantes e não apenas filiados. “Coisas como essa nós temos que fazer para que o PT possa ter um novo vigor político e saia dessa estabilidade burocrática que se encontra hoje”. Em artigos recentes, o petista tem defendido a criação de uma frente de esquerda no Brasil, vinculada a um programa de governo.

Organizador da coalizão política que levou o PMDB para o Governo no começo do segundo mandato do presidente Lula, Tarso Genro relembrou a importância daquele movimento, mas considera que é hora do modelo ser revisto: “O sujeito derrotou o objeto. A coalizão criada para dar estabilidade para governar virou símbolo de instabilidade, imaturidade e de apropriação fragmentária do Estado em funções de interesses regionais e, as vezes, até subalternos”.

Tarso também foi duro ao comentar a condução da economia no Brasil e no mundo. Contrário às políticas de austeridade apresentadas pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy, o ex-governador disse que “a presidenta optou por um ajuste muito semelhante aos ajustes que estavam sendo propostos pelos adversários”. Segundo ele, a exceção é a Grécia, atual referência para a esquerda mundial. “A esquerda tem que colocar sua imaginação em funcionamento. Se é pra combater crises econômicas e financeiras com as mesmas receitas ortodoxas, então a esquerda perde a razão de ser”.

Sobre a operação Lava-jato, ressaltou que a descoberta do esquema de corrupção envolvendo empreiteiras vai servir para melhorar a Petrobras e lembrou que esquema começou antes do Governo Lula. “A corrupção, a violência, a destruição de populações, a apropriação de terras, os assassinatos fazem parte da evolução da sociedade capitalista”. Além de criticar corruptos e corruptores, Tarso criticou alguns responsáveis pelas investigações e pelo processo “que manipulam as informações contra o partido que está no Governo”.

Ao final, perguntado sobre a capacidade de Dilma de enfrentar a crise, em comparação com Lula, Tarso Genro resumiu dizendo que o ex-presidente “é um ser político integral, que ia da política para a gestão”, dando orientações constantes e públicas aos seus ministros. Já a atual presidente vai da gestão para a política. “Esse estilo teve eficácia no primeiro governo, mas agora tem a crise e a capacidade de gestão da presidenta está bloqueada por questões políticas”. “A presidenta tem que fazer mais política”.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tarso, o intelectual, é um cara engraçado. A Grécia é uma referência para a esquerda mundial, está quebrada porque se endividou, gastou dinheiro que não existia. Só não foi para o ralo porque alguns querem salvar uma idéia, a União Européia.
    Fala mal da sociedade capitalista, bueno, é só ir na locadora e pegar um filme chamado "Os Gritos do Silêncio" ou, em inglês, "The Killing Fields". Vai ver que a alternativa ao capitalismo é algo muito idílico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo