AssembleiaSaúdeTrabalho

SAÚDE. Deputados cobram Estado, por concursados

Manuela e Valdeci querem audiência com o Palácio Piratini. Assunto: concursados
Manuela e Valdeci querem audiência com o Palácio Piratini. Assunto: concursados

Audiência pública conjunta das comissões de Saúde e de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, proposta pela deputada Manuela D’Ávila, discutiu nesta quarta-feira a questão dos cerca de 600 concursados aprovados em concurso para a área de Saúde, e não nomeados pelo Governo do Estado.

Não houve representação do Palácio Piratini ou da secretaria de Saúde, o que motivou críticas, inclusive do presidente da Comissão de Sáude, Valdeci Oliveira – de cuja assessoria de imprensa é o relato a seguir, a propósito do encontro que lotou o plenarinho do parlamento gaúcho. O texto e a foto são de Tiago Machado. Acompanhe:

Deputados cobram posição do Estado sobre concursados da Saúde

Carente de profissionais da saúde em diversas áreas e regiões, o Estado do Rio Grande do Sul conta com mais de 600 aprovados em concurso público para o setor que ainda aguardam nomeação nos cargos. Nesta quarta (22), o tema foi discutido em audiência pública conjunta da Comissão de Saúde e Meio Ambiente e da Comissão de Segurança e Serviços Públicos.

A atividade contou com a presença de deputados, dos concursados e de representantes do Conselho Estadual da Saúde e de várias entidades que representam o setor. O governo do Estado, no entanto, não enviou representantes para a audiência. “Lamentamos a postura de não dialogar. Essa audiência está marcada há bastante tempo e a Secretaria Estadual da Saúde foi convidada a participar”, criticou o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), presidente da Comissão de Saúde.

Mesmo sem a participação da Secretaria da Saúde, a audiência foi realizada e lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa. As autoridades presentes alertaram que a não nomeação de servidores prejudica o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “Muitas ações planejadas e aprovadas pelo Conselho de Saúde não serão realizadas, muito provavelmente, pela falta de pessoal”, disse a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Célia Chaves.

O presidente do Sindicato dos Servidores do RS, Claudio Augustin, cobrou a nomeação dos concursados e a implementação de um plano de carreira para a área da saúde. “Saúde pública se faz com trabalhadores de saúde”, assinalou.  

O presidente da Comissão dos Concursados, Alpheu Ferreira Júnior, lembrou que, no mês de fevereiro, o próprio secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, em uma publicação no Diário Oficial do Estado, confirmou a existência de centenas de cargos vagos na saúde gaúcha. “Só teremos saúde de qualidade por meio de contratações, e contratações imediatas”, reivindicou.

Alpheu também fez questão de ressaltar que a comissão “não faz oposição ao governo do Estado. “Exigimos as nomeações para contribuir e para trabalhar pelo Estado. Com servidores em número adequado, os recursos serão aplicados no setor de forma mais racional e eficiente. Ainda não inventaram uma máquina capaz de cuidar tão bem da saúde das pessoas quanto o profissional da área”, afirmou.

Junto com a deputada Manuela D´Avila (PCdoB), proponente da audiência, Valdeci anunciou a ampliação da cobrança sobre o Estado. “A Comissão de Saúde imediatamente solicitará uma audiência dos seus membros com o Chefe da Casa Civil. Queremos um panorama e um calendário de nomeações. O Executivo precisa ser transparente”, afirmou.” 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Manuela D'Avila candidata a prefeitura de POA. Valdeci, o onipresente, candidato a prefeitura de SM. Quase tudo tem explicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo