Artigos

Choque de Cidadania – por Carlos Costabeber

Na última quinta-feira recebi da Câmara de Vereadores o honroso título de “Cidadão Benemérito de Santa Maria”. Claro que desde os 28 anos (quando assumi a Presidência da CDL) estou envolvido nas coisas da cidade, num legado deixado pelo meu  saudoso pai. Por isso, decidi dividir essa distinção com as milhares de pessoas que dedicam seu tempo, amor e experiência, para se dedicar de forma anônima e voluntária  à comunidade.

Na oportunidade fiz um breve discurso, abordando a importância da cidadania.

“Faça o bem, sem olhar a quem” ! Essa foi a herança que recebi, e que procuro levar como uma missão de vida. Afinal, fazer o bem, servir às pessoas e à cidade, até nas coisas mais simples, faz bem para a mente, corpo e alma. Traz alegria, realização pessoal, felicidade e qualidade de vida superior.

Santa Maria é uma cidade cosmopolita, e por isso mesmo com  inúmeras carências. E o Poder Público Municipal não consegue atender a tantas demandas, gerando um vácuo que deveria ser preenchido pelo trabalho voluntário de todos nós.

Para termos uma cidade como sonhamos, é preciso um “choque de cidadania”. Basta um pouco de conscientização, determinação e vontade em servir. Fico impressionado como somos negligentes com assuntos que nos tocam tão de perto;  mas que não escapam ao olhar e observação das pessoas que nos visitam. Seguidamente passamos vergonha!

Pichações, ruas e calçadas esburacadas, praças mal cuidadas, ruas de terra batida, sinalização insuficiente, abrigos de ônibus precários, inacessibilidade para deficientes, lixo reciclável misturado ao orgânico, catadores e carroças pelo centro, esgoto correndo a céu aberto, trânsito caótico, policiamento insuficiente, terrenos baldios transformados em mato, falta de fiscalização, iluminação insuficiente, sarjetas tomadas pela vegetação, lixo nas paradas e ruas, baixa cobertura vegetal, excesso de painéis de propaganda, falta de lixeiras, etc., etc.

Renovo a preocupação com a insuficiência do orçamento do município. Por isso a conclamação para que os conterrâneos ponham a mão na consciência, e tratem de fazer a sua parte. Uma cidade com tantas virtudes, centro universitário, comércio pujante, saúde de 1º. Mundo, capital das forças armadas, não pode aceitar o abandono que se encontra em cada quadra ou esquina. “Amar Santa Maria é cuidar de Santa Maria”, é o meu slogan.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo