EducaçãoHistóriaUFSM

HISTÓRIA. Confirmada instalação da ‘Comissão da Verdade’ na UFSM. Primeira reunião definiu integrantes

Encontro realizado nesta sexta, na UFSM, definiu os primeiros passos da Comissão
Encontro realizado nesta sexta, na UFSM, definiu os primeiros passos da Comissão

Ainda que tenha demorado, desde o pedido inicial da Comissão Municipal, o fato é que, agora, parece que vai deslanchar a Comissão da Verdade na Universidade Federal de Santa Maria. A primeira reunião, provocada a partir da Comissão de Direitos Humanos da subsecção local da Ordem dos Advogados do Brasil, e que seria apenas para os segmentos da UFSM e em seguida aberto para a participação também da OAB, definiu os integrantes e a provável data de instalação.

Para saber mais desse encontro inicial, vale conferir o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes, um dos integrantes do colegiado. O texto e a foto são de Fritz R. Nunes. Acompanhe:

Comissão da Verdade na UFSM sai no mês de junho

A Comissão da Verdade na UFSM deve ser instalada até o final da primeira quinzena de junho e será composta, inicialmente, por entidades representativas dos segmentos da instituição, de docentes e discentes de cursos da universidade que cumprirão papel importante no apoio ao trabalho da comissão, de um representante do Conselho Universitário, sob a coordenação de representantes da reitoria. Os encaminhamentos em relação a esse processo foram dados na manhã desta sexta, 22, durante reunião convocada pela assessoria do gabinete do reitor Paulo Burmann, do qual participou o diretor da Sedufsm, professor Getúlio Silva Lemos.

Conforme Marionaldo Ferreira, que coordenou a reunião e representa o gabinete do reitor, as entidades devem encaminhar o nome de um titular e de um suplente para compor a Comissão da Verdade na UFSM até a próxima quinta, 28. Esses nomes serão informados ao Conselho Universitário na reunião da sexta, 29. A partir disso, o reitor assinará uma portaria nomeando os membros da comissão em um ato formal que ainda terá sua data confirmada.

As representações apontadas para participar da Comissão da Verdade são: Sedufsm; Assufsm; DCE; OAB; Conselho Universitário; Curso de História; Curso de Direito; Curso de Arquivologia. Em relação aos cursos, a ideia é que haja um professor e um estudante que estejam relacionados ao trabalho de resgate da memória o período para que passem a compor a comissão.

A criação da Comissão da Verdade na UFSM foi solicitada ao reitor Paulo Burmann no dia 28 de agosto do ano passado pelo Comitê Santa-mariense pelo direito à memória e à verdade. Conforme o documento encaminhado naquela oportunidade, o objetivo é que a comissão seja dotada de autonomia e independência, destinada a examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar, entre 31 de março de 1964 e 15 de março de 1985…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. O estabelecimento de uma Comissão da Verdade a respeito do que aconteceu na UFSM durante o Regime Militar segue uma tendência latino-americana de revisar o aconteceu no período das ditaduras militares nas décadas de 1960, 70 e 80. Faço votos que a Comissão trabalhe com rigor e atenda a essa demanda de parte da sociedade santa-mariense, especialmente de alguns setores da comunidade universitária.

  2. A ignorância é diretamente proporcional à capacidade de externá-la.
    Mas enquanto os asnos se manifestam, a caravana da democracia passa.

  3. Em vez de se preocuparem em promover uma homenagem ao Dr. Mariano como ele merecia, esta hipócrita COMISSÃO DA VERDADE vai querer encontrar alguma coisa para prendê-lo depois de morto. Deve ter mais serviço para esta tropa fazer dentro da Universidade, como diz a Mariana, quem sabe um cabo de enxada !!!!

  4. Baixaria!!!!! Vão trabalhar numa lavoura de mandioca! Deviam criar um grupo para discutir a situação atual do país que está um caos! O que passou, passou! No periodo da ditadura militar não tinha essa roubalheira descarada, tinha mais segurança…realmente Santa Maria está decaindo! So pode ser coisa de esquerdista!

  5. Ninguem é Dono da verdade absoluta, poupem me, vão trabalhar e Sr magnifico vá atras de mais verbas para nossa Universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo