Claudemir PereiraColunaPolítica

IMPRESSA. Na coluna desta quarta, o que pensam os empresários sobre Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Você confere a seguir, na íntegra, a coluna do editor do sítio, publicada na edição desta quarta-feira, 6 de maio, no jornal A Razão:

Presidente da Cacism, Fernando Pacheco (C): sugestões (foto Marinna Sellmer/Divulgação)
Presidente da Cacism, Fernando Pacheco (C): sugestões (foto Marinna Sellmer/Divulgação)

Mudanças à vista no Plano de Mobilidade

Se depender das entidades empresariais, à frente a maior delas, a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), haverá mudanças no Plano Diretor de Mobilidade Urbana elaborado por um consórcio espanhol, contratado por licitação internacional.

Ouvidos pelos vereadores que compõem especial da Câmara que discute o PMMU, agora transformado em Projeto de Lei, os líderes empresariais sugerem, por exemplo, que sejam abrandadas as restrições aos veículos na área central. Mais: criticam o que consideram ser a tentativa de implantar aqui um sistema europeu, sem considerar peculiaridades locais.

O fato é que os edis se verão pressionados – e isso é do jogo democrático, com certeza – a propor mudanças, se atenderem às demandas. Como não são só os empresários a se movimentar, há sempre o risco de transformar o Plano Diretor num retalho. É isso ou haverá escolhas, algo sempre complicado. Farão isso? Logo se saberá.

POR ORA, GREVE…

Ninguém discute se são ou não justas as reivindicações, mesmo que uma, os 27,3% de reposição (alguém fez os cálculos, afinal), tenha um pé na irrealidade. O que se joga é a capacidade de mobilização dos docentes federais para pressionar o governo via greve. E que ela tenha sucesso.

…SÓ NO IMAGINÁRIO

Dito isto, é no mínimo diferente – cafés da manhã nos Centros de Ensino – a forma encontrada pela Seção Sindical dos Docentes da UFSM para tentar fazer com que a categoria, se mobilize, primeiro, para uma assembleia geral aqui e, depois, para o próprio movimento paredista, se for adotado pelo sindicato nacional. Por ora, a greve, cá entre nós, só no imaginário.

OS ÚNICOS DAQUI

Confirmado e já no cargo desde segunda-feira, o advogado e coordenador regional do partido, Robson Luis Zinn, até aqui é o representante solitário do PMDB em cargo de visibilidade estadual no governo Sartori. Zinn é o presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). Muitas especulações houve, mas nomeado só ele. Ah, e Ricardo Bassi, que está na Coordenadoria da Juventude.

SEM ACORDO. AINDA!

As questões de natureza política são, claro, relevantes. Mas decisões jurídicas são ainda mais, imagina o colunista, para a provável desistência do vereador peemedebista João Carlos Maciel, que tem anunciado a disposição de não mais concorrer a cargo eletivo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Giuseppe de Lampedusa é autor de um livro chamado "Il Gatopardo". Trata da decadência da aristocracia italiana na época que Garibaldi andava "apavorando" a península itálica. A frase mais citada do livro é do personagem Tancredi: "Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi." Ou seja, se queremos que tudo permaneça como está, é necessário que tudo mude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo