AssembleiaCidadaniaEconomiaEstadoNegóciosPolíticaPrefeituraSaúdeTurismo

LUNETA ELETRÔNICA. Casa de Saúde protesta, o calo de Sartori, deputados daqui, Quarta Comunitária…

* Santa Maria tem mesmo um mercado muito peculiar, provavelmente porque a economia é acolchoada pelos salários certos do funcionalismo, sobretudo federal.

* Afinal, a crise, quando existe, é menor na cidade. O exemplo mais recente talvez seja a COMERCIALIZAÇÃO  de carros “0 Km”. Enquanto aqui a queda, que houve, alcançou 12% em abril, e 15% no quadrimestre, a média brasileira foi bem superior.

* Segundo a Fenabrave, que representa os fabricantes, no país inteiro a queda, mês passado, foi de 25%. E, computados os quatro primeiros meses de 2015, 19,9%. Poois é.

* O secretário estadual de Turismo, o suplente de deputado Juvir Costella, é, respeitosamente, o calo politico do governador José Ivo Sartori. Nesta terça-feira, noticiou-se a demissão, a pedido, da adjunta, a ex-miss Brasil Gabriela Markus.

* Alegadamente por divergências com Costella, Gabriela seguiu o caminho do ex-jogador e atual treinador de vôlei, Paulão, que saiu há quase dois meses.

* Mas, por que Costella é o “calo” do governador? Por que Sartori não pode prescindir dele no primeiro escalão, sob pena de ver retornar à suplência o deputado Ibsen Pinheiro, considerado fundamental pelo Piratini, para estar na Assembleia. Então…

* Não dá pra se queixar da falta de trabalho e atuação política dos deputados santa-marienses na Assembleia. Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom se mexem politicamente.  

Valdeci: repúdio à ação da PM paranaense e elogio a Vieira da Cunha (foto Tiago Machado)
Valdeci: repúdio à ação da PM paranaense e elogio a Vieira da Cunha (foto Tiago Machado)

* Nesta terça, em audiência pública na Comissão de Educação, Valdeci repudiu as agressões registradas contra professores do Paraná, semana passada, durante ação da Polícia Militar, e entendendo que servem “de alerta” para os gaúchos.

* “… Nós, aqui, não podemos abrir mão do diálogo e do respeito permanente com os professores e com os … movimentos sociais. Só o diálogo constrói avanços”, disse.

* Na mesma audiência, Valdeci elogiou a postura do secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, de garantir que o trabalho na pasta “não começará do zero”. “Fez bem o secretário em dizer que as suas ações levarão em conta o que foi feito antes, por diferentes governos”.

* Afirmou o petista: “Seremos parceiros do Estado para todos os projetos que venham a fortalecer a educação e o desenvolvimento, mas vamos cobrar resultados”.

Pozzobom: parecer favorável a projeto que aumenta rigor contra “desmanches” de veículos
Pozzobom: parecer favorável a projeto que aumenta rigor contra “desmanches” de veículos

* Já o outro santa-mariense, Jorge Pozzobom, teve aprovado, na Comissão de Constituição e Justiça, parecer favorável a projeto que combate o comércio criminoso de peças e veículos – de autoria de Alexandre Postal.

* A proposta aumenta o rigor contra desmanches, facilitando o cancelamento de alvarás de estabelecimentos que receberam partes, peças e assessórios de veículos roubados.

* Segundo Pozzobom, o projeto obriga que órgãos de segurança e fiscalização do Estado que flagraram a irregularidade comuniquem a prefeitura do município em que se situa o estabelecimento que recebeu as peças de forma ilegal.

* Além de atender aos critérios de “legalidade, constitucionalidade e juridicidade”, a proposta reduz a burocracia para combater os estabelecimentos criminosos”.

* Entende o deputado tucano que isso se explica por que  “a autuação, interdição e cassação dos alvarás comerciais é competência do Executivo Municipal”.

* Esta quarta-feira é dia de protesto dos hospitais filantrópicos. E os geridos pela Associação Franciscana de Assistência a Saúde (SEFAS) vão participar da mobilização.

* O objetivo é chamar a atenção da comunidade em virtude às dificuldades enfrentadas pela saúde, especialmente dos estabelecimentos gaúchos que recebem verbas estaduais.

* Em Santa Maria, haverá tenda em frente a UPA e todos os funcionários da Casa de Saúde vestirão roupa preta e com cartazes protestando contra as medidas do governo.

* O Hospital atenderá apenas os casos de urgência e emergência. Os procedimentos eletivos foram cancelados e remarcados para outras datas, como informa reportagem originalmente PUBLICADA na versão online do jornal A Razão.

* O movimento, chamado de Dia D, é organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul.

* O prefeito Cezar Schirmer e a secretaria de Ação Comunitária e Cidadania, por seu titular, Adelar Vargas, retomam o projeto “Quarta Comunitária”.  E será neste 6 de maio, a partir das 9 da manhã, na Sala de Reuniões do Palacete da SUCV.

* O objetivo, conforme nota da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, é “ouvir a comunidade e encaminhar soluções às demandas” levadas pelas associações e lideranças comunitárias. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Depois o sexista sou eu. Gabriela Markus tem graduação em engenharia de alimentos pela UFRGS (uma engenharia química especializada em processos da indústria de alimentos) e só lembram que ela foi miss. Teve que estudar todas as físicas, cálculos, químicas, administração, eletricidade, computadores, economia, probabilidade e estatística. Mas é "ex-miss".
    Lembra o caso de Alessandra Baldini, ex-miss DF. Hoje, juíza federal no TRF1. E não vai faltar gente chamando de "concurseira".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo